15 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 11:02 - A | A

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 11h:02 - A | A

FESTA NATALINA

Mães vivem dia de encantamento com diversão dos filhos no Natal da Gente 2023 no Parque Cuiabá

Evento idealizado por uma mãe, a primeira-dama Márcia Pinheiro, fez a felicidade das mamães do bairro Parque Cuiabá, que viram os filhos em êxtase com o Papai Noel, a Elsa e outros personagens

Redação

Na fila à espera do Papai Noel, os cinco filhos de Louise Cristina sabiam o que pediriam. "Eu quero a Barbie esquiadora", disse a pequena Maria Luísa de 7 anos, empogada com o bom velhinho. E logo em seguida se corrige: "Eu vou pedir a Barbie Esquiadora e a Barbie normal também". Bernardo, de 4 anos, é ainda mais certeiro do que a irmã na escolha: "Eu quero o Inhanha", repetiu alucinado com a possibilidade de receber um Homem Aranha de brinquedo, personagem que ele ainda não sabe dizer o nome, mas conhece perfeitamente. Luís Felipe, de 10 anos, é um pouco mais modesto: para ele, bastaria um skate de dedo, o seu antigo brinquedo quebrou as rodinhas com o tempo.

Os filhos de Loiuise fizeram parte das mais de mil crianças que participaram do Natal da Gente 2023, realizado na Praça Cultural do Parque Cuiabá na quarta-feira (13). Festa que foi realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. "Hoje eu vi meus filhos felizes, estou esperando o Papai Noel. São muitas crianças, mas é maravilhoso", brincou Louise, a mãe dos pequenos.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O sentimento não é diferente para Gesiele Araújo, também mãe de cinco filhos. Matias, de cinco meses, é o caçula da turma. Enquanto o mais novo aguardava o Papai Noel no colo da mãe, o restante dos irmãos brincava pela Praça Cultural do Parque Cuiabá, acompanhando as músicas e as peripécias da Tia Hanna, grupo cuja atração mais requisitada é a princesa Elsa, a gélida e carismática personagem do mundo da Disney.

"A maior alegria da mãe é ver o filho se divertir, é ver o filho feliz e contente, então toda vez que proporcionam esse espaço com brincadeiras e com coisas diferentes para as crianças interagirem a gente fica feliz, a gente fica grato e participa", comentou Gesiele.

De mãe para mães

O secretário de Cultura, Esporte e Lazaer, Aluízio Leite, afirma que o sucesso do evento é gigantesco porque a idealizadora do projeto também é mãe, como Geisiele e Louise. A primeira-dama Márcia Kuhn Pinheiro, mãe de dois filhos, foi quem primeiro sonhou com o Natal da Gente em Cuiabá.

"Esse natal é uma inspiração da primeira-dama, é importante reconhecer o mérito da ideia, e o prefeito Emanuel Pinheiro vê a cultura como algo que deve ser levado para os bairros, e nós fizemos isso levando a cultura para onde o povo está, é possibilitar para que os moradores dos bairros tenham os papais noéis e as mamães noéis", afirmou Aluízio. "É em defesa da valorização dos trabalhadores e dos filhos desses trabalhadores que nós levamos o Natal da Gente para o povo".

Uma das super mães que viveram o Natal da Gente é a vice-presidente do bairro Parque Cuiabá, a professora Ádila Andrada. Ex-diretora de uma escola municipal da região, Ádila não conseguia passar pela multidão na beira do palco sem cumprimentar uma criança e uma mãe a cada passo. Todos a conhecem e é tratada como mãe por muitos alunos, que abraçam, pedem ajuda e dizem que sentem saudades. Aposentada após 35 anos de serviço público, Ádila diz sentir saudades dos "filhos". "Eu já pedi ao prefeito Emanuel Pinheiro pra ele me 'desaposentar', faz muita falta", brincou a líder comunitária.

Ádila e o presidente do bairro, Paulo César, conseguiram garantir com apoio da Prefeitura de Cuiabá algodão doce e pipoca para a criançada. Comida que matou a fome não apenas de moradores do Parque Cuiabá no evento, mas também de bairros vizinhos, como Parque Atalaia, Real Parque, Paulicéia, Santa Terezinha, Altos do Paque e Pequizeiro.

"Eu me emociono muito com isso, nada melhor para o educador do que ver a alegria no rosto de uma criança e isso a primeira-dama e o nosso prefeito proporcionaram e nos escolheram, então é eterna gratidão à gestão, esse é o país que eu quero", afirmou Ádila.

As mamães noéis

O Papai Noel é o preferido da gurizada e o auge da festa, com sua barba pomposa e felpuda, sua chegada triunfal em carro aberto e a seu cuidado ao ouvir milhões de pedidos recebidos todo dia. Mas todo esse protagonismo do velho laponino só é possível por conta do trabalho de outras mães: as mamães noéis.

O Natal da Gente 2023 seria impossível sem as 6 mamães noéis que ajudam a manter as crianças empolgadas, felizes e se divertindo durante as mais de três horas de evento. Elas ajudam os pequenos a subirem no trem do Papai Noel, orientam outras mães com filhos e brincam entre a molecada com a neve que cai no calor noturno de mais de 30 graus no verão cuiabano.

"É maravilhoso ver que a comunidade entendeu a mensagem, ver a alegria das crianças ao ver os personagens, ver que as crianças tiraram muita foto comigo, dançaram, se alegraram", disse Ediana Thanara. "A gente se sentiu feliz e realizado em poder entregar muito mais do que era esperado, entregar carinho e receber esse carinho".

Sem as mamães noéis, Leide de Almeida Nogueira dificilmente conseguiria levar a filha para conhecer o Papai Noel e a Elsa. Thaisa de 16 anos, portadora de necessidades especiais, subiu no trem pela rampa feita especialmente para casos como o dela. Não deu outra: o sorriso e a felicidade da pequena foram imediatos.

"Ela ficou com um pouco de medo, ela ainda tem um pouquinho de medo, mas ela gostou, ela gostou mais da Elsa", conta. "E eu gostei também, eu fiquei igual uma criança, feliz igual ela", completou sorridente a mãe, na saída de mais um Natal da Gente com mamães felizes e radiantes.

Programação:
No dia 14 (quinta-feira), das 19h às 22h, os moradores do bairro Santa Isabel receberão a visita do bom velhinho no campo de futebol da região.

Em 15 de dezembro (sexta-feira), será a vez dos moradores do bairro Três Barras, com a carreta no campo de futebol das 19h às 22h, oferecendo inúmeras atrações para as famílias.

No sábado, 16, a programação será realizada no Distrito do Coxipó, com a carreta de luz e toda a programação do Natal da Gente das 19h às 22h, na praça da cidade.

Em 17 de dezembro (domingo), das 19h às 22h, será a vez das famílias do bairro Jardim União, no campo de futebol.

Em 18 de dezembro (segunda-feira), o CPA I receberá a visita especial do Papai Noel na praça próxima ao Terminal (Avenida Joinville) das 19h às 22h.

Em 19 de dezembro (terça-feira), das 19h às 22h, o Natal da Gente chegará ao bairro Campo Velho.

Em 20 de dezembro (quarta-feira), o ato de encerramento da programação do Natal da Gente 2023 acontecerá das 19h às 22h no Parque Tia Nair, em Cuiabá.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image