26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 15:43 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 15h:43 - A | A

EM CUIABÁ

Orquestra CirandaMundo fecha temporada com tradicional Especial de Natal

Concerto conta com as participações de coro infanto-juvenil e de dupla sertaneja

Redação

Mais uma temporada artística da Orquestra CirandaMundo está chegando ao fim. E como já se tornou tradição em Mato Grosso, o concerto de encerramento evoca todo o espírito e musicalidade natalina. O “Especial de Natal” acontece nesta quinta-feira (22), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem (Rua Barão de Melgaço, 3963 - Centro), sede do Instituto Ciranda, basta levar dois quilos de alimento não perecível para doação. 

A apresentação deste ano conta com as participações especiais do Coro Primeira Ciranda e da dupla sertaneja Felipe e Zé Ribeiro. “O coro infanto-juvenil vai participar de canções de natal tradicionais. E os sertanejos vão fazer um solo durante a execução de White Christmas”, revela o maestro Murilo Alves, responsável pela regência do concerto. 

Além de “White Christmas”, o repertório conta com outros clássicos natalinos, como “Carol of the Bells”, “Jingle Bells” e “Noite Feliz”. “Também vamos tocar a Suite nº 1 de Peer Gynt, do compositor Edvard Grieg, que é uma peça estruturada em quatro movimentos”, antecipa Murilo Alves, que também é diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A Temporada Artística deste ano se caracterizou pela diversidade temática dos concertos. “Ares de Latinomérica” homenageou as sonoridades latino-americanas; “Pra ver a Banda” trouxe a música de banda para o contexto de orquestra; “Roda Mundo” apresentou números coreográficos concebidos especialmente para o espetáculo musical; e “A Arte de Nelson Ayres” foi dedicado à obra do compositor que já dividiu o palco três vezes com a Orquestra CirandaMundo. 

“Foi uma temporada muito consistente. A Orquestra CirandaMundo tem a proposta de tocar música popular, regional, contemporânea e tradicional. Enfim, tentamos ser o mais abrangente possível para que os professores e alunos possam ter vivências significativas e contato com repertórios diferenciados”, explica Murilo Alves.

O Concerto Especial de Natal é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O Ciranda também conta com outras parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns destes parceiros.

Instituto Ciranda

A Orquestra CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda - Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda. 

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. 

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

 

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto “Especial de Natal”

Local: Cine Teatro Cuiabá

Data: 22 de dezembro às 20h

Ingresso: Doação de 2 kg de alimento não perecível (Ingressos devem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem)

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image