A alegria dos 330 estudantes da rede pública municipal e estadual de Jaciara que finalizaram o curso do Programa de Resistência Educacional às Drogas e Violência (Proerd), contagiou o ambiente do Centro de Eventos “Jovelina Maria de Almeida” na noite de terça-feira (18.10).
É que o Proerd, desenvolvido pela 7ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jaciara em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, capacitou os alunos de seis escolas da cidade: Maria Vilany Delmondes, Magda Ivana, São Francisco, Francisco Soares de Oliveira, Milton da Costa Soares e Modelo Santo Antônio.
O programa trabalha junto à comunidade escolar com orientação e conscientização, sendo uma atividade educacional preventiva, que busca contribuir para o fortalecimento de habilidades de resistência, levando seus alunos a despertar para uma postura consciente quanto às suas ações e responsabilidades como autor de sua história e protagonista na cultura da paz, a fim de promover uma construção de uma sociedade mais saudável.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Na cerimônia de formação, três alunos que se destacaram na formação, receberam homenagens das autoridades da Policia Militar e da Educação.
Ainda, eles apresentaram uma redação ao público, que foi uma das formas de avaliação do projeto.
São eles: Wallace Ali, 11 anos, da Escola Municipal Maria Vilany Delmondes; Kimbilly Rodrigues, 10 anos, da Escola Estadual Santo Antônio e Geovanna Patricia de Souza, 10 anos, da Escola Milton da Costa Soares.
“Parabéns a todos alunos que concluíram essa capacitação do Proerd, que foi desenvolvida com muita dedicação pela companhia da Polícia Militar de Jaciara. Aos pais que acompanharam todo esse processo.
Contudo, a parceira das escolas, dos pais e da equipe da segurança pública, que orientaram às nossas crianças contra as drogas e a violência, foram importantes”, disse a secretária Municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, representando a prefeita Andréia Wagner, sobre o programa que atende também os municípios do Vale do São Lourenço, como Campo Verde, Dom Aquino, Juscimeira, São Pedro da Cipa, além de Rondonópolis.
“Quando assumi a gestão da companhia da PM em 2020, primeiramente, um dos objetivos foi trabalhar a parte extensiva, que é a repressão, depois, a parte preventiva do Proerd. juntamente com a equipe do programa e da Patrulha Maria da Penha. Também, desenvolvemos o projeto Guarda Mirim. Mas, especificamente, hoje, nesta formatura conseguimos orientar esses estudantes do 5º ano, ensinando a eles noções de lidar com a violência e não às drogas, para nossa região do Vale do São Lourenço”, salientou o tenente-coronel Hudson Freitas, da companhia da PM/MT.
Um momento importante da cerimônia foi quando os formandos fizeram o juramento contra a violência e às drogas, que teve o acompanhamento e orientação da sargenta da PM e instrutora do Proerd, Iraneide Alves dos Santos Rodrigues . “Prometo ficar longe das drogas e da violência. Tomar decisões seguras e responsáveis. Transmitir os conhecimentos adquiridos com o Proerd.
Por um futuro melhor e para ter informação.
Assim, prometo!”, juraram os alunos.
No final, os estudantes receberam certificados do programa.
Contato – Mais informações sobre o Proerd, podem ser obtidas nos seguintes telefones (66) 3461-2350, 99998-1026 e 9980-2512.