06 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021, 16:20 - A | A

Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021, 16h:20 - A | A

ALFABETIZAÇÃO

Professores irão participar de formação do Programa de Alfabetização Cuiabano

Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira (10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, encontro formativo do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Brincar e Letrar para professores da rede pública municipal de ensino que atendem a 2ª infância, na modalidade Pré-escola II (5 anos). O evento vai reunir 288 profissionais e será presencial, com todas as medidas de biossegurança.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, explicou que a formação, já realizada para coordenadores pedagógicos das unidades no último mês de novembro, tem como objetivo garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os objetivos de aprendizagem às crianças assim como o acesso à cultura escrita. “O letramento e a alfabetização na Educação Infantil referem-se às práticas sociais das quais as crianças participam, se apropriam e são mediadas pelas diferentes formas de linguagens como as artísticas, corporais, linguísticas, matemáticas, científicas, sociais e culturais. Consequentemente as crianças de 4 e 5 anos serão protagonistas no seu processo de compreensão da leitura e da escrita, avançando no desenvolvimento de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

O encontro formativo vai discutir questões ligadas ao tema, Planejamento das Experiências na Educação Infantil: a criança como centro e contará com a presença das palestrantes Prof.ª Cristianny Rachel Maia Portela e Prof.ª Ana Lúcia Soares.

A diretora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos falou sobre as expectativas em torno da formação. “A expectativa é que esse encontro formativo auxilie os professores na elaboração do planejamento da prática pedagógica a partir de sequências didáticas/pedagógicas que atendam os princípios de Significatividade, Ludicidade e Continuidade”, destacou a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

Brincar e Letrar

O Projeto Brincar e Letrar está inserido nas ações previstas do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC). Na rede pública municipal o projeto está inserido em 96 unidades que atendem a 6.577 estudantes da 2ª infância (5 anos).

A primeira formação voltada para os profissionais da educação foi realizada em outubro deste ano, no formato online.

Além da formação continuada o projeto inclui um kit com material estruturado para os estudantes com livros para a criança e a família e o kit do professor.

Serviço

Formação do Projeto Brincar e Letrar

Público alvo: Professores da 2ª Infância (5 anos) – Pré-escola II – Educação Infantil

Dia: 10/12

Horário: às 8h e às 14h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Programação

Período Matutino

Das 8h às 08:30h - Abertura

Secretária de Educação - Edilene de Souza Machado

Diretora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Mabel Strobel

Das 08:30h – 11:30h - Formadora da Editora Aprender Prof.ª Cristianny Rachel Maia Portela e Prof.ª Ana Lúcia Soares

Período Vespertino

Das 14h – 14:30h - Abertura

Secretária Adjunta de Educação - Débora Marques Vilar

Coordenadora Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos

Das 14:30h – 17:30h - Formadora da Editora Aprender Profª. Cristianny Rachel Maia Portela e Profª. Ana Lúcia Soares

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image