De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do ano de 2020 realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a frequência de adultos com excesso de peso levando em conta a população geral em Cuiabá foi de 62,7%.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Diante desse cenário e da importância de tratar sobre o tema, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor Psicossocial/Saúde do Trabalhador, realiza no próximo sábado (6/11), das 8 às 11:30 h, no Laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá – Campus Beira Rio, uma Oficina de Culinária Saudável. O evento integra as ações do Calendário de Saúde do mês de outubro, voltadas à Educação Alimentar e Nutricional.
A oficina é direcionada aos servidores da pasta que irão receber informações a respeito do tema Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade.A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar disse que a proposta é incentivar os servidores a adotarem hábitos alimentares saudáveis. “Essa é mais uma ação da gestão Emanuel Pinheiro visando melhorar a qualidade de vida dos profissionais da Educação por meio da motivação, reflexão, aprendizado, estímulo ao melhoramento de habilidades culinárias e práticas alimentares saudáveis”, disse a secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar.
A oficina visa também cumprir os objetivos do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde baseada nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incentiva desenvolvimento, o exercício e o compartilhamento de habilidades culinárias como uma forma de se ter alimentação adequada e saudável.
Junto com a oficina culinária a Secretaria Municipal de Educação está divulgando junto aos servidores em suas plataformas (e-mail das unidades, whatsapp de grupos e outras), material informativo com os “10 passos da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade”.