19 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023, 09:51 - A | A

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023, 09h:51 - A | A

NATUREZA

Quase dez mil visitantes já exploraram a exuberante biodiversidade do Horto Florestal em oito meses

Redação

O Horto Florestal Tote Garcia, administrado pela Prefeitura de Cuiabá, já recebeu 9.584 visitantes em 2023. Do total, 5.192 são estudantes, e os demais são pessoas que buscaram um refúgio na natureza, grupos de idosos, escoteiros. Em comum, apaixonados pela conservação ambiental. Os registros são referentes a março e novembro, que condizem com o período do ano letivo de 2023.

“Temos certeza do cumprimento do objetivo que é expandir o conhecimento se conectando e explorando as belezas naturais do cerrado mato-grossense, evidenciando o crescente interesse da comunidade local e de turistas em vivenciar a rica biodiversidade da região. É um trabalho que exige dedicação e amor; o resto a própria natureza se encarrega de transmitir”, explicou a gerente da Unidade de Conservação, Zilda Helena da Silva.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O Horto Florestal oferece uma experiência encantadora de descobertas, proporcionando aos visitantes a oportunidade de mergulhar nas maravilhas da fauna e flora do cerrado. Possui diversas trilhas que possibilitam a chance de explorar os diferentes ecossistemas, descobrindo as peculiaridades e segredos escondidos entre as árvores, plantas e animais que habitam essa área de preservação ambiental.

Os visitantes podem desfrutar do contato direto com a natureza, absorvendo a beleza de espécies vegetais e observando um pouco da fauna do cerrado mato-grossense, que é um dos ecossistemas mais fascinantes do Brasil. A diversidade de aves, insetos, mamíferos e répteis presentes no Horto Florestal proporciona uma viagem ao conhecimento da biodiversidade regional. São várias trilhas, como a do Jacaré, da Manga, do Caxinguelê, da Amizade, do Ipê, do Mogno, da Teca, a Alameda das Cutieiras, e outras mais.

Além das trilhas, o Horto Florestal Tote Garcia promove a conscientização ambiental por meio de atividades educativas, palestras e exposições que destacam a importância da preservação e conservação dos recursos naturais. Essas iniciativas visam não apenas encantar os visitantes, mas também despertar uma consciência ambiental que contribua para a sustentabilidade da região onde estão inseridos.

“O sucesso do Horto Florestal como destino turístico e de aprendizado reflete não apenas a beleza do local, mas também o comprometimento das autoridades locais e da comunidade em preservar e promover a riqueza natural do cerrado mato-grossense”, frisou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento.

Portanto, quem ainda não conhece o Horto Florestal está perdendo a oportunidade de vivenciar bons momentos em contato com a natureza. São 17 hectares de área, no bairro Coxipó, à margem esquerda do Rio Coxipó, onde estão as diversas trilhas, com rica vegetação remanescente do cerrado e fauna, além de plantas exóticas.

Atualmente, o Horto Florestal Tote Garcia é uma das principais unidades de conservação de Cuiabá. Tem como objetivos projetos de área de lazer e educação ambiental e um viveiro de plantas nativas que visa sensibilizar as pessoas sobre a importância da fauna e flora que interagem, e seu equilíbrio é indispensável para o ecossistema.

Ou seja, o local é muito mais que um distribuidor de mudas ornamentais para reflorestamento, arborização da cidade e árvores frutíferas. É um refúgio para o equilíbrio humano, podendo ser escolhido para uma rodada de conversas, um piquenique, uma contemplação. E não se paga nada para usufruir”, explicou a educadora ambiental, Analice Nazário Castelo.

As atribuições da Educação Ambiental são da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. E na parte de viveiros a administração é por conta da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos Urbanos (Limpurb).

PROGRAMAÇÃO 2024

A expectativa é de que o Horto Florestal continue em 2024 a desempenhar seu importante papel de conscientização ambiental e promoção do ecoturismo aos mato-grossenses em geral. O trabalho de Educação Ambiental é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e acontece durante o ano todo. Interessados, incluindo também grupos de idosos e empresas, além das escolas, podem marcar a visita por meio do telefone (65) 9358-7483.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image