07 de Julho de 2025

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CIDADES Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 10:21 - A | A

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COLETA DOMICILIAR

Relatório aponta que Locar atingiu 98% das rotas e recolheu quase 15 mil toneladas de lixo

O documento exibe resultados dos últimos 30 dias de trabalho em Cuiabá

Redação

Relatório técnico da coleta domiciliar em Cuiabá, aponta que, em um mês de atuação, o serviço resultou no recolhimento de quase 15 mil toneladas de lixo. O material apresentado pela Locar Saneamento Ambiental à Prefeitura de Cuiabá destaca ainda que, no período de 25 de maio a 24 de junho, a empresa alcançou uma cobertura de 98% das rotas previstas na Capital.

Os números apontam que em média, a empresa tem recolhido diariamente nos bairros cuiabanos cerca de 566 toneladas de resíduos sólidos. O relatório demonstra ainda que a operação durante este período contou com o apoio de 33 caminhões compactadores em ação simultânea, além da equipe de mais de 300 trabalhadores.

“O relatório, que é uma ferramenta de transparência, mostra que estamos conseguindo prestar um serviço de qualidade e seguir um planejamento de melhoria. Esses números são extremamente significativos e mostram que, mesmo com algumas intercorrências, a coleta tem funcionado em Cuiabá”, explica a CEO da Locar, Carolina Buarque.

Outro ponto de destaque apresentado pela Locar foi a utilização do sistema INLOG, que permite o rastreamento em tempo real de toda a frota. Com esse recurso, a empresa consegue comparar as rotas planejadas com as executadas, garantindo agilidade, precisão e controle do serviço prestado à população.

Além da coleta, a Locar também implementou outras ações de apoio à gestão de resíduos, como a entrega de 30 contêineres em pontos estratégicos e a realização de palestras educativas em escolas públicas, incentivando o descarte consciente e o cuidado com os espaços urbanos. Os dados foram entregues à Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Para o diretor da Locar, Carlos Buarque Filho, a comunicação direta com a fiscalização da Limpurb foi outro avanço importante. Ele explica que foi criado um canal por aplicativo de mensagem, que facilitou o alinhamento diário das equipes e o atendimento a demandas pontuais, assegurando maior integração entre os envolvidos na operação.

“Esse acompanhamento técnico tanto da Locar quanto da Limpurb é fundamental e reforça o cuidado com a execução do serviço. Juntamos planejamento, tecnologia e dedicação e estamos conseguindo cumprir a missão de manter Cuiabá limpa e desenvolver uma gestão de resíduos cada vez mais eficiente”, pontua Carlos.

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