21 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Domingo, 21 de Agosto de 2022, 08:27 - A | A

Domingo, 21 de Agosto de 2022, 08h:27 - A | A

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Réplica da Brazuca é entregue revitalizada e com acesso facilitado à população

Redação

A Brazuca foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta sexta-feira (19) completamente restaurada e em um novo ponto da cidade. O monumento, que antes ficava na Avenida Miguel Sutil, agora faz parte das atrações do Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha). Segundo o chefe do Executivo, além de embelezar ainda mais o maior patrimônio esportivo de Cuiabá, a iniciativa também facilita o acesso do público à réplica.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

No Dutrinha, ela ficará no mesmo espaço em que hoje se encontram as esculturas dos eternos craques Fulepa, (Goleiro do Mixto), Avião (zagueiro do Dom Bosco), e Bife (centroavante do Operário de Várzea Grande). De acordo com Emanuel, o estádio é o local ideal para abrigar o monumento, já que trata-se de uma estrutura que simboliza a época de ouro do futebol mato-grossense.

“Não esquecemos dos patrimônios culturais, material e imaterial, do nosso município, que fazem a nossa história. O Dutra é o templo do futebol cuiabano e mato-grossense. Por décadas, ajudou a sustentar a paixão do cuiabano pelo futebol, recebendo craques imortalizados que desfilaram em seu gramado. A Brazuca deve ficar em um ponto que simbolize essa época. Por isso, trouxemos ela para o Dutrinha”, disse o prefeito.

A réplica da Brazuca foi construída pela própria Prefeitura de Cuiabá, como símbolo da Copa do Mundo no Brasil, que teve a capital mato-grossense como uma de suas subsedes. A ação foi coordenada pela antiga Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que, na época, era comandada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa. A bola foi feita de fibra, possui cerca de dois metros de diâmetro e nunca havia recebido um trabalho de revitalização.

“Esse é um ato de resgate da nossa história. É um monumento que fizemos em virtude da Copa do Mundo e que passou a ser um símbolo, um ponto turístico. Agora, ela está no lugar perfeito, que é o Dutra. Temos mais um ponto de atração, que vai servir para as pessoas visitarem, tirar fotos, possibilitando que a gente nunca esqueça este momento único que nossa cidade viveu, que foi receber uma Copa do Mundo”, comentou Stopa.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Junior Leite, foi o responsável por coordenar o trabalho de restauração da Brazuca, mantendo todas suas características originais. Para isso, contratou os artistas plásticos regionais Regis Gomes e Sued J. Ferreira, que realizaram os serviços de lixamento, recuperação das partes danificadas com massa de revestimento, e pintura.

“É um monumento extremamente importante para nossa cidade. O prefeito, de forma assertiva, nos pediu que tivesse um olhar mais cirúrgico em relação à bola da Copa do Mundo. Um monumento feito há 10 anos e que precisava de uma revitalização em virtude do tempo. Ele estava deteriorado, mas em virtude do tempo, o que é normal. Fizemos a revitalização e escolhemos o Dutrinha por determinação do prefeito”, pontuou.

 

Também participaram da solenidade de entrega os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Samaniego. A Câmara Municipal de Cuiabá foi representada pelos vereadores Chico 2000 e Paulo Henrique. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image