Em meio a máquinas e caminhões, mais de 1.300 trabalhadores ajudam a construir, dia a dia, a transformação de Cuiabá no status de uma das cidades mais saneadas do Brasil. De cuiabanos de ‘tchapa e cruz’ a ‘pau rodados’, são engenheiros, técnicos, operadores de máquinas, analistas, encanadores, profissionais que ocupam ao menos 30 diferentes tipos de funções, do planejamento à execução de obras, do controle das operações de água e esgoto ao atendimento ao cliente, físico ou digital.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Gente como o paranaense Wagner Dobis Bezerra, que chegou em Cuiabá em dezembro de 2020, driblando a saudade da família, o clima da cidade e as expectativas da nova jornada que estava por iniciar. “A mudança foi radical! A cidade diferente, a temperatura, o método de trabalho, o volume de obra. Ao mesmo tempo, está sendo bem produtivo, com muito aprendizado, crescimento e desenvolvimento”, afirma o engenheiro de produção.
Natural de Paranaguá, Wagner chegou sozinho à capital de Mato Grosso em meio à pandemia, ciente de que sua missão seria desafiadora: atuar em diversas frentes de obras, uma após a outra, em vários bairros da cidade. Ele contou com o apoio e hospitalidade dos colegas e amigos que fez para conseguir passar pelos quatro primeiros meses longe da família.
“O início foi bem difícil, mas o pessoal deu bastante suporte e hospitalidade. Hoje minha família já está em Cuiabá, minhas filhas estudando e minha esposa trabalhando”.
Já para o paulista Diego Veríssimo de Souza, além da nova cidade, trabalhar no sistema de tratamento de água e esgoto também foi um desafio.
“Entrar para o saneamento foi uma novidade, algo que veio a favor do que eu mais gosto e queria fazer, que era trabalhar com as questões ambientais e de sustentabilidade”, destaca o engenheiro civil. Há quase dois anos na capital mato-grossense, Diego pontua que, apesar de ter vindo de uma cidade muito mais acelerada, a cosmopolita São Paulo, ele aprecia essa mudança, ressaltando que gosta de estar mais em contato com a natureza. “Hoje eu posso dizer que amo mais Cuiabá”.
A internet é uma grande aliada de Paulo quando o assunto é saudade. Ele conta que conversa com as três filhas, que ficaram no Paraná, todos os dias. “Eu as acompanho diariamente, sobre os assuntos das escolas e tudo mais. Apesar da distância, eu sei que trabalho para dar um futuro melhor para elas”.
As oportunidades chegam também para quem é filho da terra, como é o caso da cuiabana Taís Bassan. A supervisora de obra tem uma trajetória incrível dentro da concessionária, caminho que vem trilhando graças ao talento, esforço e dedicação em seu trabalho.
“São mais de três anos trabalhando para a Águas Cuiabá e está sendo muito importante para minha vida profissional. Comecei como fiscal, hoje sou supervisora e estou trabalhando para assumir um cargo de liderança na empresa. Além disso, é recompensador saber que tem pessoas que confiam e apostam em mim na empresa”.
Taís, Diego, Wagner, entre tantos rostos e histórias, são pessoas que fazem parte do time de trabalhadores que atuam com o propósito de levar mais serviços e qualidade de vida para a população cuiabana. “É muito gratificante ver que estou fazendo parte da mudança da realidade do saneamento de minha cidade. É satisfatório ver a transformação, a qualidade de vida, ver minha família e amigos, hoje, recebendo esses serviços”, acrescenta Taís.
Saneamento em obras
Cuiabá está no pico das obras de expansão da cobertura sanitária, executando 30 quilômetros de rede coletora de esgoto por mês, em média.
“São 61 frentes de obra, cerca de 70 máquinas locadas e exatos 1.356 homens e mulheres empenhados no desenvolvimento do saneamento. Além da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Lipa, prevista para finalizar no próximo ano, está inclusa no montante de obras a expansão de cobertura dos Sistemas Dom Aquino e Tijucal”, informa André Silva, diretor operacional da Águas Cuiabá.
E se a rotina de trabalho é intensa, pausas são mais que necessárias e merecidas. Pensando no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, a concessionária de água e esgoto inaugurou este ano o Espaço Descompressão e a Horta Feliz.
“Pensando a partir do cuidado e respeito às pessoas, presentes no plano estratégico de sustentabilidade do Grupo Iguá, empresa da qual pertence a Águas Cuiabá, priorizamos proporcionar espaços e momentos descontração e descanso, visando engajar nossos profissionais no cuidado físico e mental, essenciais dentro e fora do ambiente de trabalho”, pontua William Figueiredo, diretor-geral.
Sobre a Águas Cuiabá
Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012.
A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.
Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas.
Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas.
Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses.
A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.
Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).
Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.