05 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16:09 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, 16h:09 - A | A

EXPORTANDO CULTURA

‘Tacacá In Casa’: empreendimento traz para Cuiabá o sabor da culinária nortista

Maria Vitória Ribeiro Especial para COPopular

A trajetória do que hoje é conhecido como Tacacá In Casa começa, em seus primórdios, a quase 1000km de distância da capital mato-grossense. A idealizadora e dona do empreendimento, Cida Ribeiro, de 53 anos, é natural do estado de Rondônia.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Cida nasceu em Guajará-mirim, cidade interiorana de pouco mais de 46 mil habitantes. Ao longo dos anos, se mudou para Porto Velho, capital do estado e sua última estadia antes de vir para Cuiabá foi Vilhena. Lá, Cida já trabalhava com o tacacá e alega que motivo de sua vinda para as terras cuiabanas foi seu filho, que se mudou para Cuiabá para cursar biomedicina e após se formar, se adaptou à cidade, continuando aqui.

A cozinheira alega que os incessantes pedidos de seu filho e dos amigos dele para que se mudasse e iniciasse um negócio inovador foram suficientes para conquistar seu coração, se mudando em agosto de 2022. “Ele postava as fotos em que eu estava trabalhando, vendendo na praça, né? Pegava e postava no Instagram dele, mandava para os amigos. Todo mundo falava: ‘nossa, amo tacacá, onde é que tem?’ e ele falava, ‘mãe, vem para cá!’ e eu ficava em dúvida. Até que um dia decidi vir. E foi assim, rápido. Cheguei no dia 5 de agosto e no dia 18, já comecei a trabalhar”, relatou Cida.

O sucesso em vendas foi imediato. Com apenas um pequeno e convidativo anúncio exposto na fachada de sua própria casa, Cida viu os clientes chegando em abundância, curiosos sobre a nova atração nas redondezas. Incrédulos, chegavam até mesmo a perguntar se era verdade.Sobre o atendimento acontecer em sua própria moradia, a cozinheira diz não haver desconforto nenhum, alegando que, na verdade, há conforto de sobra. “É muito confortável. Porque aqui, quando estou trabalhando, estou recebendo todo mundo. Fechou, já estou em casa. Já descanso. Se eu tivesse um ponto, teria que preparar na casa, levar para o ponto, depois voltar. Além da questão financeira, do aluguel.”, explicou.

Hoje, conta com uma clientela fixa e fiel, seja de pessoas naturais de outros estados e até mesmo mato-grossenses que, na dúvida ao experimentarem, acabam apreciando o sabor bem temperado do caldo quente. “Tenho muitos clientes aqui: acreanos, paraenses. Minha, clientelas maiores são os acreanos. Aí vem os paraenses, pessoas de Manaus, de Rondônia. E o cuiabano, alguns não gostam. Mas têm uns que já provam e, já viram clientes frequentes”, afirmou a empreendedora.

Em seu maior desafio, Cida pontua sobre o fornecimento dos ingredientes essenciais na receita do prato. O tacacá é feito necessariamente com o tucupi e o jambu. O tucupi, é o líquido extraído da mandioca, já o jambu, é uma planta que não é encontrada em Cuiabá. Portanto, a cozinheira lida com o obstáculo de ter que lidar com a entrega feita por fornecedores diretamente de Rondônia. “Tenho fornecedor de lá para cá. Esses dois não podem faltar. O resto não, porque o resto são os temperos, então tudo bem. Mas o ingrediente principal é o tucupi e o jambu. Além da ‘receitinha secreta’. Por isso o obstáculo só na base dos produtos. No começo, fiquei bem agoniada com comida, até cheguei a parar por não ter material pra trabalhar. E demora a chegar, cerca de 2 dias. Além de que elas são folhas, são frágeis; às vezes chegavam já estragadas”, confidenciou.

Os pedidos de suas ervas são feitos uma vez por semana e em grande escala, devido à demanda que vem da clientela. Além do mais, há um certo tamanho em que a planta precisa crescer para estar apta para o uso.

O Tacacá In Casa é um empreendimento familiar, sendo quase que uma tradição. Os “funcionários” são a própria família de Cida, que a auxilia tanto no atendimento, quanto nas questões que envolvem o marketing, bem como a conta de seu Instagram. Uma exceção se abre apenas quando a procura por parte dos clientes é mais que a já esperada e é necessário o auxílio de pessoas que, já são de confiança de Cida.

Por não ter um entregador próprio do estabelecimento, as vendas ainda não ocorrem por meio de entregas. Entretanto, a empreendedora expressa seu desejo e planos futuros de começar a realizar também em forma de delivery.

Além do tradicional tacacá, há também a produção de outros pratos no cardápio, como o vatapá e o açaí em sua “versão nortista” em que se é ingerido puro. Cida também produz salgados com diversos recheios, conhecendo bem o ponto necessário para que se finalize de forma apetitosa.

O estabelecimento está localizado na Avenida dos Tamoios, número 729, no bairro Parque Ohara. Para mais informações, você pode acessar o instagram @tacacaincasaa ou entrar diretamente em contato com a proprietária no número (65) 98172-7088.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image