O Sesc-MT preparou uma setlist no Spotify com um ‘Top 10’ do gênero musical para você aquecer os ouvidos e estar afinado no ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’, promovido nos dias 16 e 17 de setembro no Sesc Arsenal. - Escute aqui: https://spoti.fi/3BsGB3A Entre as canções, é possível conhecer mais a fundo a obra do bandolinista Hamilton Holanda que se apresenta no evento e também participará de uma roda de conversa com outros artistas no jardim do espaço.
Eduardo Neves e Rogério Caetano, que dividirão o palco em um duo, enriquecem a seleção que segue com ‘Gafieira de Bolso’ de Edu Neves, ‘Delicado’ de Canhotino, e ‘Carinhoso’ de Roberto e Regional.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O choro nasceu no final do século XIX quando os nobres portugueses trouxeram ao Brasil o piano, bandolim, cavaquinho, violão, saxofone e clarinete. Os instrumentos passaram a ser explorados pelos músicos brasileiros e aos poucos o gênero foi tomando forma. Joaquim Callado Jr. é reconhecido como “pai do choro” pois inúmeros instrumentistas foram influenciados por seu estilo.
A criatividade é uma das características do choro. Nas apresentações, os músicos ficam livres para criar e se revezam nos solos.
O violão de 7 cordas cede a vez ao saxofone, e o cavaquinho deixa o bandolim assumir a frente do holofote em uma melodia sem limitação. ‘Brasileirinho’ é considerada a música pertencente ao choro mais famosa do país. O ritmo pujante é um convite espontâneo para dançar e se tornou uma assinatura cultural nas cores verde e amarela. ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’ O ‘2º Festival Mato-Grossense de Choro’ será realizado nos dias 16 e 17 de setembro no Sesc Arsenal, em Cuiabá.
A agenda cultural é promovida pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). Além de assistir e se encantar com os concertos de Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano os entusiastas do choro também poderão aprofundar seus conhecimentos nas oficinas ‘A Linguagem do Choro no Piano – Diálogos com a Música Atual’ e ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’.
A participação é gratuita e as vagas para as oficinas são limitadas.
Os interessados devem levar dois litros de leite ou dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Sesc Mesa Brasil, voltado ao combate da fome e desperdício de alimentos.
*O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
2º Festival Mato-grossense de Choro
Quando: 16 e 17 de setembro
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435, Centro Sul, Cuiabá – MT) 16 de setembro Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano 18h
– Oficina ‘A Linguagem do Choro no Piano
– Diálogos com a Música Atual’ com Felipe Viegas; inscrições aqui 18h
– Oficina ‘Técnicas de Gravação no Estúdio de Bateria’ com Thiago Big Rabello; inscrições aqui 19h
Apresentações
Duo Eduardo Neves e Rogério CaetanoOrquestra Cuiabana de Choro 17 de setembro 17h30 Roda de conversa com Hamilton de Holanda, Eduardo Neves e Rogério Caetano (não precisa fazer inscrição) 19h00
Apresentações
Núcleo de Choro da Polícia Militar de Mato GrossoMárcia OliveiraUFMT em cordasHamilton de Holanda Trio ‘Onde o Choro encontra o Jazz’ 20h30 Roda de Choro com todos os artistas