A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferta 459 vagas, de diferentes cursos, nos câmpus de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. O objetivo é preencher vagas desocupadas, deixadas pelo último processo seletivo, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O edital foi publicado na última terça-feira (30).
As inscrições devem ser feitas pelo site de ingresso da UFMT, entre os dias 05 e 11 de agosto. Os candidatos devem ter participado de pelo menos uma das últimas três edições do Enem (2016, 2017 e 2018).
Segundo a assessoria de imprensa, a classificação será feita prioritariamente de acordo com o tipo de vaga para a qual o candidato se inscreveu. Entretanto, caso as vagas reservadas para ações afirmativas de determinado curso não sejam preenchidas, as mesmas poderão ser remanejada para outro tipo de concorrência, dentro do mesmo curso.
A pró-reitora de ensino de graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, explica que essas são vagas decorrentes do processo seletivo 2019 e que não foram preenchidas após várias chamadas realizadas pela UFMT. "A universidade pública existe para atender uma carência da sociedade, oferecendo educação de qualidade. Se temos vagas não preenchidas, precisamos nos articular para mudar isso e levar Educação para pessoas que precisam e querem estudar", conclui.
O quadro de vagas pode ser visualizado no Anexo I do Edital 20/2019.