13 de Janeiro de 2025

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ECONOMIA Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 08:59 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 08h:59 - A | A

PRESENTES NATALINOS

Natal deve aquecer economia mato-grossense em 73%

Em 2021 a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal era de 68%, este ano aumento em 5%

Evelyn Souza/ Redação

Após idas e vindas do desenvolvimento econômico de Mato Grosso, causado pela pandemia da Covid-19, que matou 14.990 de brasileiros. As datas comemorativas de fim de ano, Natal e Réveillon, tornou-se a última alternativa para estimular a economia mato-grossense durante as últimas semanas de 2022.

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio-MT), os mato-grossenses devem gastar, em média, R$ 367,83 nas compras de natal, ou seja, as compras podem injetar R$ 600 milhões na economia do Estado, impulsionando os mais diversos segmentos do comércio e serviços.

Vale lembrar, que de acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF/MT), em 2021 a intenção de consumo dos mato-grossenses para o Natal era de 68%, este ano aumento em 5%, registrando 73% de intenção de compra.

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A pesquisa deste ano ouviu 209 pessoas entre os dias 20 de novembro e 7 de dezembro, em 32 municípios. A maior parte dos entrevistados é de Cuiabá (11%), seguido de Várzea Grande e Rondonópolis (7%), Sorriso, Sinop e Barra do Garças (6%).

O levantamento indicou que mais de 55% dos entrevistados pretendem realizar compras para o Natal. Roupas e acessórios devem ser os itens mais procurados, com mais de 50% de intenção de compra, seguido por brinquedos, com 23%, além de cosméticos e perfumes, 13%. Eletrônicos, decoração e alimentação para casa obtiveram 3% cada. Já os entrevistados que afirmaram que irão viajar correspondem a 1%.
 
Os entrevistados afirmaram que as lojas nos centros das cidades serão as mais buscadas, principalmente na véspera do natal, com 53% das intenções. Outros 20% pretendem comprar via e-commerce, e 19% devem optar pelas lojas dos shoppings.

As formas de pagamento mais citadas foram o cartão de crédito (46%), dinheiro (21%), cartão de débito (18%), Pix (13%). Os carnês foram os menos citados pelos entrevistados (3%).

Apesar das boas condições, a pesquisa revelou que 57% dos entrevistados afirmaram que não terão condições financeiras para fazer compras neste natal, 19% declararam que não comemoram a data, 17% alegaram outros motivos para não consumir e 7% disseram não ter tempo para fazer compras.

O espírito natalino faz surgir diversos sentimentos que vão além do desejo de presentear alguém especial, sendo um deles, o sentimento de solidariedade, compartilhando desta emoção, o Rotary Club de Rondonópolis Cerrado está promovendo a campanha “Panetones Amigos da Apor” que está realizando a venda dos panetones para ajudar no tratamento de pessoas com câncer da Associação dos Pacientes Oncológicos (APOR). Quem quiser adquirir o panetone, que custa R$ 25,00 a unidade, pode realizar a compra no Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama da Apor que fica na Avenida Cuiabá, nº 1.285, centro (próximo à Caixa Econômica Federal) do município de Rondonópolis. O telefone para contato é o (66) 3023 – 3200.

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