O Ministério da Economia informou nessa terça-feira (11.09) que estuda realizar permutas de terrenos e prédios da União com imóveis de propriedade privadas para funcionar com sede de órgãos públicos. A medida seria uma forma do presidente Jair Bolsonaro (PSL) cortar gastos da máquina pública.
Segundo o Governo, a proposta é oferecer aos empresários áreas ou prédios da União que estejam fora de uso, e em troca receber prédios e salas que possam ser utilizados pelos órgãos.
O Governo acredita que o negócio será bom para o Poder Público como também para os empresários. “Queremos criar uma cesta onde o empresário escolhe. Será uma troca de ativos. Mas que você possa pegar esse ativo como pagamento e desenvolver um novo negócio”, disse secretário e Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia (SPU/ME), Fernando Bispo.
Ainda segundo ele, o Governo estuda colocar à venda R$ 1 bilhão de imóveis ainda neste ano, com uma expectativa de até 2022 a alienação de 3.700 ativos que pode gerar uma arrecadação de R$ 36 bilhões.
“Precisamos criar uma esteira do desinvestimento. Precisamos dar destino a esses imóveis, acabar com o abandono”, finalizou Bispo.