27 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

EDUCAÇÃO Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 14:20 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 14h:20 - A | A

ORGULHO CUIABANO

Alunos da rede pública de Cuiabá recebem medalha de ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

Redação

Dois alunos da rede pública municipal de educação foram premiados na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Alisson de Arruda Barbosa, do 9º ano B (EMEB Senador Darcy Ribeiro) e Nadiny Luísa Azevedo Yamamoto, do 6º ano C (Escola Cívico Militar Cuiabana Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte) foram ouro e bronze na competição, em suas respectivas faixas etárias.

Além deles, outros cinco estudantes cuiabanos receberam menções honrosas (níveis 1 e 2) pelo bom desempenho apresentado na olimpíada. São eles: Otávio Semensate da Cruz; Marcos Vinícius Ferreira Santana; Eduardo Henrique J. de Almeida; José Ramos de Souza Neto; Gustavo Sarmento da Silva. Todos eles são alunos da Escola Cívico Militar Cuiabana Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte.

“A Educação de Cuiabá vem avançando de forma significativa nos últimos cinco anos. Nossa gestão tem trabalho, tanto na área estrutural das unidades quanto na qualificação dos profissionais, para garantir que nossas crianças tenham as melhores condições possíveis de aprendizado. Esse tipo de resultado nos enche de orgulho, principalmente porque vemos que os alunos têm aproveitado esses avanços”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A competição envolveu 18,1 milhões de estudantes e 54 mil escolas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de todo o país. Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51.90 menções honrosas. Os medalhistas cuiabanos podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), aprofundando os estudos na matemática e recebendo uma bolsa mensal no valor de R$ 100.

Lucineia Aparecida de Arruda Barbosa é a mãe do aluno Alisson, que recebeu a medalha de ouro. Orgulhosa pelo desempenho do filho, ela conta que a premiação é o resultado de um talento natural para a matemática com muita dedicação para aperfeiçoar os conhecimentos. Ela relata ainda que, na edição anterior da OBMEP, Alisson já havia sido contemplado com uma menção honrosa.

“Primeiro temos que agradecer a Deus. Eu fico muito emocionada, pois acompanho de perto o desenvolvimento dele na escola. Ele é muito inteligente, tem facilidade para pegar rápido as coisas, e gosta muito de matemática. Estuda de manhã e trabalha de tarde, como menor aprendiz. Já passou no vestibular para Química, no IFMT. Então, fico muito orgulhosa de ver isso acontecendo”, disse Lucilene. 

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, enfatiza que os resultados alcançados pelos estudantes na Olimpíada de Matemática e em outras avaliações externas, como a Prova Cuiabá e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicam que a gestão está no caminho certo. De acordo com ela, Cuiabá é, atualmente, uma cidade referência na área da educação.

“A gestão Emanuel Pinheiro investe também no pedagógico, com a implantação de projetos e programas voltados para a alfabetização, melhoria da proficiência, materiais qualificados, e uso de novas tecnologias, como os laboratórios móveis e mesas tablets. Tudo isso, reflete nos resultados obtidos pelos estudantes. Cuiabá se tornou exemplo de uma educação moderna, de qualidade, voltada para a formação integral e humanizada”, avalia a secretária. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image