28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

EDUCAÇÃO Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09:23 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09h:23 - A | A

PREMIAÇÃO NACIONAL

Jaciara vence como melhor representação do programa Saúde na Escola

Na cerimônia, Jaciara foi avaliada pelo Ministério da Saúde (MS), obtendo o melhor desempenho de trabalho.

Redação

A Coordenadora Municipal de Atenção Básica de Saúde, Nathieli Domingos Baratto, representou o município de Jaciara na cerimônia de comemoração dos 15 anos do Programa Saúde da Escola (PSE), promovida pelo Ministério da Educação em Brasília (DF), realizado entre os dias 7 e 9 dezembro deste ano.

Na cerimônia, Jaciara foi avaliada pelo Ministério da Saúde (MS), obtendo o melhor desempenho de trabalho, representando os 5.422 municípios do país, que foram selecionados pelo programa do Governo Federal.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“O nosso município passou por varias seleções, dentre elas, as inscrições iniciais das quais todas as unidades de saúde foram classificadas. Houve a segunda seleção que considerou a necessidade de indicação pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual – GTIE/PSE do representante estadual para a participação e possível apresentação de boas práticas e a de se estabelecer critérios para essa seleção.
Também, mostramos um vídeo de 10 minutos com o relato detalhado da experiência da nossa cidade e foi compartilhado com o Ministério da Saúde, que votou e nos contemplou em primeiro lugar como melhor representação no país”, explicou a coordenadora.

Programa Saúde da Escola - O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O principal objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“O programa é importante para articulação e integração entre escolas e Atenção Primária à Saúde, sendo a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O PSE, em parceria com o Ministério da Educação, beneficia mais de 23,4 milhões de estudantes em todo Brasil”, acrescentou a coordenadora

No ciclo 2021/2022, o PSE contou com a participação recorde de 5.422 municípios, o que corresponde a 97% dos municípios brasileiros, contemplando cerca de 97,3 mil escolas pactuadas. O crescimento das cidades também fortalece a articulação entre as Unidades Básicas Saúde (UBS), suas respectivas equipes de Atenção Primária e as escolas públicas da rede básica de ensino, potencializando estratégias de atenção à saúde dos estudantes.

No Programa Previne Brasil, o PSE representa uma ação estratégica com repasse de incentivos para a promoção da saúde escolar realizada pela APS em parceria com a escola e na Rede de Atenção à Saúde.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image