26 de Março de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

EDUCAÇÃO Terça-feira, 11 de Março de 2025, 11:47 - A | A

Terça-feira, 11 de Março de 2025, 11h:47 - A | A

LETRAMENTO MATEMÁTICO

Lançada Escuta Nacional de Professores que ensinam Matemática

Objetivo é levantar insumos para o Compromisso Nacional Toda Matemática. Pesquisa ocorre entre os dias 17 e 28 de março, com professores de ensino fundamental e médio da educação básica e da educação profissional e tecnológica

Redação

Com o objetivo de levantar insumos que possam orientar a definição de ações e estratégias do Compromisso Nacional Toda Matemática, tendo como base as necessidades e as demandas apontadas pelos professores, o Governo Federal lançou na segunda-feira (10), a Escuta Nacional de Professores de Matemática. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e ocorre entre os dias 17 e 28 de março, destinada aos professores que ensinam o componente no ensino fundamental e médio.


Ao colocar uma lupa em cima dos processos de ensino da disciplina, buscamos encontrar as especificidades que circundam a matemática e que podem ser utilizadas para potencializar o ensino, valorizando as experiências de alunos e professores e reconhecendo o papel da construção coletiva

Kátia Schweickardt

Secretária de Educação Básica do MEC


A escuta será aberta e de adesão voluntária. Porém, conta uma amostra pré-estabelecida, garantindo a precisão e a representatividade. Assim, espera-se não apenas melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes de profissionais da educação, garantindo a valorização dos docentes e a consideração das diferentes perspectivas na definição de políticas públicas para o ensino da matemática.

"Não é novidade que enfrentamos alguns desafios em relação à aprendizagem de matemática no nosso país. Ao colocar uma lupa em cima dos processos de ensino da disciplina, buscamos encontrar as especificidades que circundam a matemática e que podem ser utilizadas para potencializar o ensino, valorizando as experiências de alunos e professores e reconhecendo o papel da construção coletiva", explica Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica (SEB) do MEC.

WEBINÁRIO – A iniciativa foi lançada durante um webinário, disponível no canal do YouTube do MEC , no qual foram debatidos uma série de temas, entre eles os panoramas do componente curricular no país e os desafios e possibilidades da matemática no Brasil. Os participantes ainda abordaram a experiência das escolas na mobilização de alunos para a Olimpíada de Matemática (OBMEP); os panoramas de pesquisas internacionais sobre a matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores.

SOMANDO VOZES – A pasta da Educação já havia promovido um webinário, no dia 25 de fevereiro, para debater a aprendizagem do componente no país. Intitulado “Somando Vozes por Toda Matemática”, o encontro reuniu professores e estudantes para debater temas como a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática e a importância dessas práticas para a melhoria do ensino.

INOVAÇÃO CURRICULAR – Em janeiro, o MEC lançou o Caderno de Inovação Curricular em Matemática , como parte do programa Escola das Adolescências . O material apresenta a proposta do Clube de Letramento Matemático, com dois objetivos principais: apoiar a recomposição de aprendizagens fundamentais e tornar o ensino da matemática mais envolvente e desafiador.

CLUBE DE LETRAMENTO – O Clube de Letramento Matemático adota uma abordagem baseada na resolução de problemas, incentivando a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio matemático e a construção da autoconfiança. As atividades propostas desconstroem crenças limitantes sobre a matemática, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e exploratório em que diferentes soluções são valorizadas e erros são utilizados como oportunidades de reflexão.

Link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2025/03/governo-lanca-escuta-nacional-de-professores-que-ensinam-matematica

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image