A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na manhã desta terça-feira (1º), o Congresso Regional dos Grêmios Estudantis, reunindo cerca de 300 representantes de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. O evento serviu como prévia para o 2º Congresso Estadual dos Grêmios Estudantis, agendado para 25 de agosto na Capital.
O evento, que foi realizado no Senai Cristo Rei, em Várzea Grande, teve como foco central a discussão sobre o papel fundamental dos grêmios estudantis nos processos educacionais.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o evento proporcionou um ambiente de troca de experiências e de fortalecimento dos laços entre os estudantes. “As discussões levantadas servirão de base para o congresso estadual, onde serão definidas estratégias e propostas para aprimorar a atuação dos grêmios em todo o estado”.
Segundo ele, a participação ativa dos alunos, por meio de seus representantes, sinaliza um futuro promissor para a educação, com jovens cada vez mais engajados e conscientes de seu papel na sociedade.
O secretário enfatizou que a iniciativa também ocorreu em outros 12 polos regionais de educação, demonstrando a importância dada à participação estudantil na gestão escolar.
“Foi uma manhã muito produtiva com jovens líderes que debateram temas como a importância da representatividade estudantil, a organização de projetos dentro das escolas e o engajamento em questões sociais”, avaliou Alan Porto.
Pedro Henrique: "O grêmio é uma peça fundamental dentro da escola"
O coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, Matheus Silva, também reforçou que é fundamental que os estudantes tenham voz ativa na construção da escola que desejam. "Nossos grêmios são espaços de aprendizado, de debate e de luta por uma educação de qualidade".
Pedro Henrique Martins, de 16 anos, da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, falou em nome dos estudantes. Ele enfatizou que o grêmio é uma peça fundamental dentro da escola.
“Temos a chance de sermos articuladores, mediadores de projetos e incentivadores para que não haja evasão”, disse Pedro, que, além de líder estudantil, é deputado jovem da Assembleia Legislativa no período 2024-2027.
Além de atividades voltadas ao fortalecimento dos grêmios, os encontros também reforçaram a importância da participação dos estudantes nas avaliações institucionais, como o SAEB 2025, ressaltando que o desempenho da rede é construído de forma coletiva, com o engajamento ativo dos próprios alunos.