A Superintendência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande realiza, entre terça-feira (4) e sexta-feira (7), encontros com todas as equipes gestoras de unidades escolares da cidade. O principal objetivo é refletir sobre os resultados do atual ano letivo e elaborar as ações que serão desenvolvidas a fim de aprimorar a educação pública em 2023. Este é o segundo ano que a superintendência adota essa forma de diagnosticar as unidades.
De acordo com o secretário da pasta, Silvio Fidelis, o processo participativo na educação gera bons resultados, respeitando o perfil de cada escola e comunidade. "Temos um quadro muito competente de profissionais na Educação, com gestores que se dedicam o ano todo por suas crianças e, desta forma, estão em uma posição ideal para apresentar as potencialidades e necessidades de cada unidade", afirma.
De terça à quinta-feira a equipe da superintendência pedagógica atenderá os gestores das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) urbanas e do campo e no dia 7 os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). "Durante esses dias, receberemos diretores, coordenadores pedagógicos e articuladores das unidades contempladas pelo Escola em Tempo Ampliado (E.T.A.) para uma roda de conversa e um diagnóstico da gestão, entender mesmo quais foram as dificuldades e como podemos ajudar para que 2023 seja melhor", explica a Superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Além da conversa, os gestores terão que preencher um questionário avaliando as atividades de 2022 em quatro dimensões, com potencialidades e fragilidades. Ao final desta etapa, os dados serão sistematizados e analisados, para subsidiar as decisões sobre o próximo ano. "Com essas informações vamos preparar uma semana pedagógica baseada nas proposições e demandas feitas pelos gestores e pensar a melhor forma de organizar nossas atividades a partir de então", completa a coordenadora pedagógica do município, Marli de Jesus.
Atualmente Várzea Grande possui 90 unidades escolares, atendendo cerca de 30 mil alunos. Os resultados do diagnóstico devem estar disponíveis até o final do mês de outubro.