Laíza Carvalho é gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com 13 anos de experiência em Comunicação e Marketing, desenvolvendo e gerenciando planos de marketing e comunicação, pesquisas e análises de mercado, gestão de plataformas digitais e desenvolvimento de equipes. Em entrevista ao Jornal Centro-Oeste Popular ela fala sobre os reflexos no shopping durante pandemia, desafios para enfrentar a crise entre outros assuntos. Confira.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
CO Popular- Estamos vivendo um novo momento. Como foi para o setor se manter ativo e continuar se relacionando com os clientes durante a pandemia?
Laíza Carvalho - Sabemos que a palavra que se fixou para os lojistas nesta fase foi “desafiador”. Realmente foi um desafio manter a atividade em alta e se relacionar com os clientes ao mesmo tempo, pois tivemos que elaborar novas estratégias, novos meios de alcançar as pessoas. Nesse contexto, criamos o Juntos pelo Varejo, programa que reúne um conjunto de iniciativas voltadas para apoiar nossos lojistas, empreendedores eparceiros. Disponibilizamos ainda diferentes linhas de financiamento em parceria com várias instituições financeiras. Realizamos webinars com curadoria e participação de especialistas e grandes nomes do varejo para discutir temas relevantes no contexto atual. Também nos associamos a organizações sociais para disponibilizar aos nossos parceiros cursos gratuitos com foco no aumento das vendas e na conexão com os novos hábitos de consumo. Por fim, ao longo do período mais agudo da crise propiciamos condições comerciais diferenciadas de acordo com a necessidade de cada contrato de locação. Destacamos que, além das ações acima mencionadas, o Shopping Estação Cuiabá cumpriu e respeitou todas as cláusulas previstas em contrato, que refletem precisamente as negociações estabelecidas entre as partes.
CO Popular- Quais as principais estratégias e os diferentes desafios enfrentados para se manter relevante em um momento como esse?
Laíza Carvalho - Foram vários desafios, como entrar mais fortemente no mundo virtual, atender os clientes com a mesma qualidade do presencial, gerar a mesma empatia e proximidade que um atendimento ao vivo traz naturalmente. E mais desafios vieram após a retomada. Primeiro, que ela foi lenta, então ao mesmo tempo que estávamos no presencial, estávamos no virtual. Segundo, que as pessoas, naturalmente, estavam com medo de retornar. Assim, precisamos sempre reforçar que estamos respeitando todas as medidas de biossegurança.
CO Popular- Quais as expectativas na economia do shopping com a chegada do Black Friday e as festa de fim de ano?
Laíza Carvalho- As expectativas são as melhores. Tivemos uma excelente repercussão e movimento com a Black Friday, desde o nosso atendimento virtual com a Assistente de Compras até a parte presencial, dentro do Shopping mesmo. Acreditamos que para este fim de ano agora essa animação se mantenha. As pessoas estão com saudades dessas comemorações, Natal e Ano Novo, que reúnem amigos e família. Por isso, entendemos que o movimento vai ser muito bom em busca de mimos e outros artigos para essa virada.
CO Popular- Acredita que os meses de novembro e dezembro são os grandes responsáveis pela economia do shopping?
Laíza Carvalho - Sim. São os melhores meses do varejo chegando a representar 25% do faturamento do ano.
CO Popular- A pandemia trouxe desafios, mas ao mesmo tempo redenção e renovação. Quais foram às estratégias para reestruturar operações, vendas e serviços?
Laíza Carvalho - Dentre as soluções propostas para nos adequarmos a nova realidade lançamos o assistente de compras. Serviço de venda por WhatsApp onde os clientes interagem com uma funcionária do shopping que está à disposição para atender os consumidores do shopping. Um serviço diferenciado que coloca todo o mix de produtos do shopping na “palma da mão” do cliente. Ele pede o que quiser, e a Assistente vai em busca do produto nas lojas desejadas, sempre se comunicando via whats, fazendo com que a compra seja exatamente da forma como gostaria.
CO Popular- Como foi para o setor se manter ativo e continuar se relacionando com os clientes durante a pandemia?
Laíza Carvalho- Sempre aprendemos diante de qualquer situação. E neste caso, não foi diferente. Acredito que nos aproximamos dos clientes ainda mais, pois o esforço do setor para alcançar esses consumidores foi grande e isso despertou solidariedade entre todos, fazendo com que o dia a dia e os desafios fossem enfrentados com muito mais coragem.
CO Popular- Quais os desafios que a crise está impondo e qual é a principal diretriz para tornar o shopping um local cada vez mais seguro?
Laíza Carvalho- A crise pela qual o mundo passou e ainda passa nos impulsionou a ter mais criatividade, empatia e solidariedade uns para com os outros como pessoas, como empresários e como clientes. Sim, acreditamos que é nosso dever levar adiante os aprendizados que temos, e neste caso as medidas de segurança sempre devem ser mantidas e até mesmo aprimoradas para o bem-estar de todos.
CO Popular- O Estação conta com quantas lojas, número de funcionários?
Laíza Carvalho- O shopping possui 280 lojas e 40 quiosques. Hoje o shopping emprega direta e indiretamente aproximadamente 4000 pessoas.
CO Popular- Como está decoração de natal? O shopping vai realizar promoção para estimular as vendas dos lojistas?
Laíza Carvalho - A decoração de Natal está linda, trazendo todo o clima de felicidade que o fim de ano pede. Temos uma árvore principal com 10,3 metros de altura, acompanhada ainda de 04 cascatas de luzes de 7 metros de altura, 03 árvores intermediárias com altura de 4 metros, 05 árvores de 2,20 metros e 07 árvores de 3 metros. As pessoas que passam por aqui estão adorando tirar fotos, pois o cenário ainda conta com 03 casas cenográficas, bola gira e balanço bola instagramável. No Piso G2 temos ainda um cenário de luzes que está encantando a todos, possibilitando ótimas imagens. Temos também a presença do Papai Noel, que ano passado ficou só no virtual. Ele está com um horário de visitação bem bacana com várias opções. De segunda a sexta-feira das 14h às 21h, sábado das 13h às 21h e domingo das 12h às 20h. Além de poder fazer fotos com o celular, temos também a opção de um fotógrafo profissional que está no local. Outra coisa que é legal de lembrar é o troninho pet para tirar foto com seu bichinho de estimação. Nestas festas, o Shopping está sorteando uma Mitsubishi Outlander Sport 2.0 GLS. É a nossa promoção Compre e Concorra. A cada R$ 500,00 em compras nas lojas participantes, o cliente troca por um cupom. O período de participação vai até o dia 26 de dezembro.
CO Popular- Qual a mensagem do Estação para o fim de ano?
Laíza Carvalho- Felicidade, paz e muito amor. Esperamos que todos que passem pelo Estação sintam o clima de esperança que estamos tentando levar. E que todos se divirtam e aproveitem nossas lojas, cafés, praça de alimentação, Taste Lab e toda programação de entretenimento que sempre fazemos questão de trazer para incrementar ainda mais suas compras, seu lazer, seu passeio! Que em 2022 estejamos ainda mais fortalecidos.