O diretor executivo do Sindpetróleo, Nelson Soares, em entrevista exclusiva ao Jornal Centro Oeste Popular, falou sobre os cenários nacionais e internacionais que ocasionaram o preço do etanol aumentar no Brasil e também em Mato Grosso, fazendo o consumidor optar pelo consumo da gasolina porque está compensando mais.
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CO Popular- Porque tá tendo esse aumento?
Nelson Soares Junior- O valor de mercado do dólar está diretamente ligado àalta dos combustíveis. Isto porque o preço do petróleo, base da gasolina e do diesel, depende da flutuação do preço do barril no mercado internacional. O produto faz parte de um grupo de commodities (produto de origem primária), com classificação de qualidade e preço padronizado. Mesmo sendo um grande produtor de petróleo, o Brasil ainda precisa importar o produto refinado para atender a demanda local. O mercado internacional, por sua vez, se utiliza do dólar como moeda universal para precificar o petróleo – já que ele oferece menos incertezas em comparação às demais moedas existentes no mundo. Com isso, com a desvalorização e oscilação constante do real comparada a moeda americana, o valor atualmente tende a subir.
CO Popular- Existe previsão de queda nos preços?
Nelson Soares- O que aconteceu na pandemia: primeiro caiu o valor do petróleo no período da pandemia em 2020 e em 2021 voltou a subir. Teve produção menor, mas agora com o consumo global voltando a crescer rápido, pressiona o preço novamente. Infelizmente, não há perspectiva de queda de acordo com o cenário nacional.
CO Popular- O projeto do ICMS fixo vai fazer alguma diferença?
Nelson Soares- Na avaliação do Sindicato, outras ações devem acompanhar a redução para o corte no ICMS ocorrer de fato. Uma das principais medidas é garantir estabilidade e até mesmo redução no preço de pauta. Já que o ICMS é cobrado sobre um preço de pauta.
CO Popular- Em Mato Grosso, o etanol ainda é vantajoso?
Nelson Soares- Gasolina está mais vantajosa na maioria dos postos. O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
CO Popular- Quais são os maiores desafios enfrentados pelos gestores de postos?
Nelson Soares- Carga tributária, custo de funcionários, custo de manutenção dos postos que são altíssimos. Mas o que mais impacta atualmente é a maior necessidade de capital de giro. O mercado internacional de petróleo vive altos e baixos em meio à pandemia de
Covid-19. O valor do recurso, por ser uma commodity, sofre variações constantes, o que impacta diretamente nos derivados, como o preço dos combustíveis. Como efeito desse cenário, os revendedores de combustíveis precisam fazer todo um ajuste contábil. Essa volatilidade vem preocupando os empresários do setor e pode ter impacto direto em um dos principais ativos que existem dentro do posto, o capital de giro.
CO Popular- As próprias mudanças na política da Petrobras deixam o mercado instável, com os ajustes frequentes nos valores de combustíveis. De que forma o revendedor pode implantar rotinas para enfrentar os impactos dessas mudanças frequentes?
Nelson Soares- Uma boa gestão financeira, reduzir o período entre o pagamento do combustível até o recebimento pela venda do produto, estar atento às informações de mercado, entre outras ações.
CO Popular- Do começo do ano até o momento quantos aumentos ocorreram? Maior alto foi registrada quando?
Nelson Soares- Dez reajustes para mais na gasolina e apenas 3 reduções. Os maiores foram em fevereiro, março e agora em outubro. Neste ano de 2021, gasolina acumula alta de 60%. No diesel, foram 8 reajustes para mais e o produto acumula expressiva alta de 51%.
CO Popular- Para auxiliar o consumidor, qual vale mais a pena etanol ou gasolina?
Nelson Soares- O cálculo é simples e pode ser feito utilizando o celular. A gente sabe que o etanol tem um desempenho de 70% aproximadamente em relação ao desempenho da gasolina. Então, por exemplo, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, provavelmente ele fará 7 km com um litro de etanol. Para fazer a conta, basta dividir o valor do preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o preço do etanol está aproximadamente 74% do preço da gasolina, então, nesse caso, ainda vale a pena abastecer com gasolina, porque o álcool está mais caro em relação ao seu desempenho, que é de 70%.
CO Popular- Como está o preço do biodiesel?
Nelson Soares- O preço do diesel exerce uma pressão sobre o custo final do diesel, uma vez que um percentual do combustível (10%) é adicionado ao diesel de origem fóssil. Só depois da combinação é que o óleo diesel, já misturado, chega aos postos. Os reajustes no biodiesel impactam o consumidor e ao revendedor que precisa dispor mais capital de giro para compra do produto junto às distribuidoras. Para setembro e outubro, o litro do biodiesel está sendo entregue no mercado a R$ 5,658, o litro. Em julho e agosto foi entregue a R$ 5,485, o litro. Ou seja, ocorreu aumento no litro e na mistura. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os valores citados não consideram a margem das distribuidoras que adquirem o produto e são as responsáveis pela mistura.