05 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 08:14 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 08h:14 - A | A

WILSON KERO KERO

“Estou na base do prefeito, mas, isso não me impede conduzir a processante”

Redação

O presidente da Comissão Processante na Câmara, responsável por julgar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Wilson Kero Kero (PMB), afirmou que sempre permaneceu fiel ao governo no Legislativo, apesar de ter votado a favor da abertura da investigação. Ele garantiu que isso não afeta a imparcialidade dos trabalhos, que serão realizados de acordo com o procedimento estabelecido. Além de liderar a comissão que analisa as acusações contra o prefeito, Kero Kero já criticou o prefeito durante as sessões plenárias. Em relação ao andamento da comissão processante, Kero Kero explicou que o prazo de 21 dias será utilizado para ouvir às dez testemunhas arroladas pelo prefeito. No entanto, ainda são necessárias mais informações para notificar pessoalmente os envolvidos. Caso o prefeito não forneça os dados solicitados dentro de 48 horas (após a notificação), a Procuradoria da Câmara será acionada para tomar as medidas necessárias. A lista de testemunhas inclui nomes como Luiz Antônio Possas de Carvalho, Milton Corrêa da Costa Neto, Luiz Gustavo Raboni Palma, João Henrique Paiva, Hellen Cristina da Silva, Matteus Beresa de Paula Macedo, Lucas Fischer de Moraes, Benedito Oscar Fernandes de Campos, Alan Borges e Silva e Dalila Romanini. Durante os 21 dias, as testemunhas serão ouvidas pelas segundas, quartas e sextas-feiras, seguindo um calendário específico. Segundo Kero Kero, não há risco de ultrapassar os prazos estabelecidos e comprometer legalmente o resultado da comissão. A previsão é concluir a fase de instrução até 5 de junho, e finalizar o parecer em 90 dias, prazo estipulado para encerrar a investigação da comissão processante (18 de junho). Em seguida, o documento será encaminhado ao plenário.

Em relação à investigação da comissão processante, está sendo avaliada a atuação do prefeito Emanuel como chefe de um grupo criminoso que atuava na Secretaria de Saúde de Cuiabá com o objetivo de desviar verbas.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Em março deste ano, por 16 votos favoráveis e oito contrários, a Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).

Centro Oeste Popular — Pelo regimento, Emanuel tem 48 horas para entregar os dados, como que está o andamento da comissão processante?

Vereador Wilson Kero Kero — Fizemos aquela primeira prévia, o prefeito fez a sua defesa, decidimos prosseguir com a comissão, com isso, estamos ordenando todo material com mais de 2 mil páginas. Felipe protocolou todo o volume do inquérito policial que é a base da processante, com tudo, vamos notificar de novo o prefeito para que ele possa dar início ao prazo de 48 horas para trazer nomes, temos as testemunhas, mas é necessário nomear elas, endereço, telefone e entre outros dados para não ter dificuldade de notificar as testemunhas, que a partir dai disparamos as oitivas definitivas. Na segunda, quarta e sexta já está planejado, vamos só definir agora com as datas e calendários específicos. Com tudo isso alinhado, teremos 21 dias de trabalho para ouvir essas 10 testemunhas do prefeito.

Centro Oeste Popular — O que vão fazer caso percam o prazo? Já que na questão da vereadora Edna Sampaio teve a perca de prazo durante os dias, pode haver perda de prazo também com o prefeito?

Vereador Wilson Kero Kero — Acredito que não! Estamos com muita tranquilidade e muita folga no calendário. Temos 21 dias, de segunda a quarta-feira podemos extraordinariamente reunir para podermos ouvir as 10 testemunhas. Dificilmente vai acontecer perca de prazo. No dia 5 de junho, encerramos todo esse trabalho de instrução.

Centro Oeste Popular — Já sabem se as testemunhas são servidores, ou, nenhuma foi possível identificar ainda?

Vereador Wilson Kero Kero — Todas foram identificadas, mas, precisamos de um nome completo, do endereço, telefone e entre outros, para que possamos notificar eles, e não ter essa dificuldade de como sempre tem. Então para evitar esse transtorno, queremos e precisamos de todas as informações completas para ser notificados corretamente. Iremos notificar em24 horas antes, pessoalmente.

Centro Oeste Popular — Acredita que isso pode ter sido proposital a falta de envio de todas as informações das testemunhas?

Vereador Wilson Kero Kero — Esse é um trabalho de defesa, não posso dizer que foi proposital, mas, precisamos de toda informação. Não dá para levar uma intimação só com o nome. Precisamos dos endereços, telefones para que possamos fazer o nosso trabalho, temos aí 21 dias. Espero poder ouvir todos eles nesse período disponível.

Centro Oeste Popular — Caso não entregue essas informações complementares, o que acontece?
Vereador Wilson Kero Kero — Ele tem 48 horas, caso não responda nesse período de tempo, a procuradoria vai ser acionada, vão procurar as medidas cabíveis, e poderemos trabalhar com mais tranquilidade com os prazos.

Centro Oeste Popular — Recentemente o prefeito sinalizou que, alguns parlamentares estão se reaproximando dele, dentre eles, o senhor, isso procede realmente?

Vereador Wilson Kero Kero — Nunca deixei a base, não sei qual foi esse questionamento, onde surgiu isso, estou na base do prefeito Emanuel Pinheiro, entretanto, em nenhum momento isso vai ser critério para que eu possa deixar desenvolver meu trabalho aqui, e numa possível cassação. Isso é muito tranquilo, dependendo do que vier, dependendo dos falos e da gravidade, o meu voto é muito tranquilo quanto a isso.

Centro Oeste Popular — Diante de tudo isso, qual é o prazo máximo para fazer o julgamento?

Vereador Wilson Kero Kero- 90 dias! Temos que fechar todo o trabalho. Por isso, estamos muito tranquilos com o calendário, temos esses 21 dias de trabalho definido pela comissão, dia 5 de junho encerra a CCJ. Com isso temos um prazo totalmente palpável, sem problema algum. O prefeito Emanuel Pinheiro está sendo muito tranquilo quanto a isso.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image