O pecuarista Marco Túlio D. Soares é dono da marca Celeiro. Ele criou a empresa há 14 anos e em entrevista ao Jornal Centro-Oeste Popular, fala sobre os desafios durante a pandemia, aumento da carne, diferencial do Celeiro entre outros assuntos. Confira.
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CO Popular- Como nasceu a Celeiro? Qual o diferencial?
Marco Túlio- A empresa nasceu de uma paixão por carnes. Iniciamos com o cordeiro há mais de 15 anos e percebemos que com a carne bovina teríamos melhor aceitação no mercado. Com isso, criamos a nossa primeira linha de carne “Euro”, originadas de raças Britânicas. Posterior a esta linha criamos a “América”, provenientes de fêmeas zebuínas. Hoje estamos com sete linhas de carne para oferecer diferenciais para nossos clientes. A mais recente, lançada em agosto e que está fazendo sucesso nacional, se chama linha Green, com fêmeas nelores 100% criadas em pasto (podendo haver uma suplementação proteica em estações de seca) e com melhoramento genético, atingindo um nível de marmoreio de 2 a 3%. Nosso diferencial é entregar qualidade no produto,
padrão, rastreabilidade e preço justo.
CO Popular- Como foi esse período de pandemia, devido ao coronavírus?
Marco Túlio- Quando iniciou a pandemia, tivemos um boom em vendas, pois os clientes vinham em loja e faziam compras muito maiores para estocar devido as incertezas do próximo dia. Além disso, por passarem mais tempo em casa, optaram em ter carne de qualidade e com rastreabilidade para pôr na mesa da sua família. Após o retorno das atividades, no segundo trimestre de 2021, as vendas caíram entre 5 e 10%, o que acreditamos ser devido a diminuição do poder de compra do consumidor, com influência também dos aumentos significativos na arroba do animal, o que afeta diretamente o consumidor final.
CO Popular- A retomada está sendo satisfatória?
Marco Túlio - Acreditamos que a retomada terá uma força maior agora no mês de dezembro, quando as pessoas “gastam” mais e possuem um valor maior em conta para utilizar. Entretanto, consideramos que essa retomada só irá voltar ao normal havendo uma melhora, caso tenhamos algum aumento no poder de compra das pessoas e diminuição da arroba do animal.
CO Popular- Como a Celeiro trabalha com esse aumento da carne? Perdeu freguesia?
Marco Túlio - O aumento da arroba do animal impacta diretamente o consumidor final, pois a empresa não consegue absorver essas variações externas do mercado. Acreditamos que não “perdemos a freguesia”, mas é nítido a diminuição da compra de cada um, levando apenas o que irão consumir no dia.
CO Popular- Vê a possibilidade de melhoria nesse preço?
Marco Túlio- Cremos que o mercado não mude a curto e médio prazo. A questão cambial tem impulsionado as exportações que tem ditado e elevado diretamente os preços da arroba do animal no Brasil. Mesmo que o mercado interno absorva 70% da carne, esta pressão de alta nos preços só deve voltar quando o dólar vier a patamares menores.
CO Popular- Qual a especialidade da Celeiro?
Marco Túlio- Nossa especialidade é trazer carne de qualidade e segurança alimentar.
CO Popular- Quais as carnes mais do que especiais que estão fazendo sucesso no Brasil?
Marco Túlio - Hoje estamos com duas linhas mais reconhecidas, a Linha Green que lançamos em agosto e a Linha Reserva, que são derivadas de fêmeas das raças zebuínas com melhoramento genético atingindo uma porcentagem de marmoreio acima de 3%.
CO Popular- Qual o principal foco da Celeiro?
Marco Túlio - Buscamos sempre ser transparente com nosso cliente, ir atrás de melhorias tecnológicas para trazer o melhor para a mesa de cada um e, não mais importante, atender com amor.
CO Popular- Embora para o consumidor o preço da carne esteja impactando há meses as contas em casa, para o pecuarista é a chance de ter lucros e projetar novos investimento?
Marco Túlio - Este aumento que estamos vivendo está presente em todas as áreas da cadeia. Portanto, para o pecuarista, esse crescimento no valor da arroba do animal não é tão positivo quanto parece, pois o mercado está volátil, ele pode vender caro, porém quando for comprar o próximo animal para engorda o valor também estará alto. Além disso, os insumos necessários para engorda (alimentação), reformas de pasto, produtos para saúde animal tiveram aumentos significativos. Consequentemente, estamos a vivendo hoje uma realidade onde tudo subiu e para o pecuarista não é diferente.
CO Popular- Investimentos em genética e disponibilização de área agrícola, por meio do sistema lavoura/pecuária, colocam Mato Grosso em destaque na pecuária de corte e leiteira?
Marco Túlio - Sim, hoje é referência em tecnologia na produção de soja, milho, animais de integração, tanto na agricultura e como na pecuária, com altos índices produtivos e
eficientes.
CO Popular- Qual o carro-chefe da Celeiro Carnes? Representa quantos por cento dos produtos?
Marco Túlio - Nosso carro chefe é a primeira linha que lançamos quando iniciamos com a carne bovina, a “Linha Euro”, proveniente de raças Britânicas. Esta linha representa cerca de 60% de abate por mês.
CO Popular- A Celeiro Carnes conta atualmente com quantos tipos de cortes de carnes?
Marco Túlio- Na linha Euro, temos cerca de 45 cortes especiais e 19 cortes inteiros no balcão do açougue. Nas demais linhas, há menos cortes especiais. Porém, ao todo, trabalhamos com um número aproximado de 135 cortes especiais, sem contar com a produção de temperados e produtos terceirizados de suínos, ovinos e pescados.