14 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 08:28 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 08h:28 - A | A

DRA. MARA ARAÚJO

Pronta para disputar uma vaga na câmara dos vereadores, Mara tem como objetivo fazer Cuiabá mais verde de volta

Redação

Com uma sólida formação em Direito, Biologia e Espanhol, a Dra. Mara Araújo é uma figura apaixonada pela capital cuiabana e comprometida com causas sociais. Secretaria nacional dos diretos das mulheres Podemistas anunciou sua pré-candidatura a vereadora por Cuiabá em abril desse ano, Mara declarou para o jornal Centro Oeste Popular que está pronta e à disposição para disputar uma vaga no legislativo municipal. Além de Mara Araújo, o Podemos, apresenta uma lista completa de pré-candidatos. O partido promete uma chapa diversificada, com representantes de diferentes áreas e segmentos da sociedade cuiabana.

Com um time de pré-candidatos forte e engajado, o Podemos se prepara para a disputa eleitoral em Cuiabá, buscando trazer novas perspectivas e soluções para os desafios da cidade. Confira a entrevista completa.

“Tenho muito vinculo com Várzea Grande, mas, nada comparado com meu vínculo com Cuiabá”

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Centro Oeste Popular — Como começou essa vontade de estar na política?

Dra. Mara — Desde 18 anos morava numa cidadezinha no Mato Grosso do Sul, durante um ano, a trabalho, e lá foi feito uma pesquisa entre os jovens, e durante essa pesquisa, meu nome saiu estourado, ocupando o primeiro lugar, só que esse sonho ficou adormecido durante praticamente 30 anos. Em 2021 fui secretária de assistência social de Várzea Grande, e lá fui vendo o quanto me identificava com a política, e com isso, prometi que ia colocar isso em prática novamente, e não tirei mais essa ideia da cabeça, então participei do pleito em 2022 como deputada federal, mas, sem nenhuma pretensão de vencer, pois, não era conhecida, então usei essa oportunidade para que as pessoas me conhecessem, assim as pessoas me conheceriam, ia ver o meu rosto e lembrarem-se da doutora Mara, mas, para esse grande momento que é a eleição de 2024.

Centro Oeste Popular — Diante de um cenário político que é dominado por homens, onde há muito machismo na política, como enxerga esse cenário, está preparada?

Dra. Mara — Penso que é um cenário de grande incentivo para nós, mulheres, porque tudo para nós, é mais difícil, muitas de morremos para estarmos aqui e vai continuar morrendo para ter noção, uma das coisas também que temos que colocar em pauta, Afeganistão e Irã, está na frente do Brasil, em matéria de mulheres na política, ver o quanto o nosso país nesse quesito particularmente falando de política é um país machista, é um país realmente de homens mesmo, mas, cabe a nós, mulheres quebrarem paradigmas, ter coragem para se lançar porque se depender dos homens ou de qualquer outra situação, nós não vamos adquirir esse espaço, então temos que ser fortes e como até hoje nada foi muito fácil para mulheres conquistar, não ia ser diferente na política também.

Centro Oeste Popular — Com dois mandados seguidos, como enxerga a administração e a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro?

Dra. Mara — Olha, penso que não é só eu, como toda população, é visível que não precisa nem entender um pouco de política para ver que foi uma gestão conturbada, e de certa forma, ele pode ter tido alguma boa vontade, mas, ela ficou para ele, porque tanto na saúde quanto na educação e os avanços que ele tentou fazer, deve ter ficado para ele. Agora tem essa movimentação dos tampa buracos, mas, no ano eleitoral isso tudo se torna muito fácil.

Centro Oeste Popular — Com as eleições municipais chegando, vários cenários políticos já foram formados que vem aparecendo na mídia, já tem um candidato específico que irá apoiar nessa corrida para a vaga de Emanuel Pinheiro?

Dra. Mara — Bom, a minha tendência sempre foi acompanhar mulheres em evidência, a primeira-dama do estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, é uma referência na área social que admiro muito, e também a Rosa Maria que foi uma excelente secretária de assistente social de Mato Grosso, então assim, minha tendência é seguir mulheres, onde elas estiverem vou estar, pelo menos por enquanto nesse primeiro embate, se elas decidirem ir para outro lado também no segundo turno, irei companhar.

Centro Oeste Popular — Como pré-candidata a vereadora por Cuiabá, quais são suas pré-propostas para que Cuiabá seja uma capital melhor?

Dra. Mara — Meio ambiente, vai ser uma das minhas bandeira, fortes, além de políticas públicas voltadas para melhor idade, explorar de forma em especial o estatuto do ECA, em relação à imigração, essa situação de crianças ficarem em semáforos, já poderíamos ter feito alguma coisa relevante em relação a isso, porque temos um estatuto e temos uma lei federal além do estatuto, temos a nossa constituição federal no artigo 229, que fala que não se pode usar crianças e adolescentes para comover as pessoas para angariar recursos financeiros, então temos que fazer alguma coisa no nosso município, isso será uma das bandeiras que vou apertar muito, tentar fazer um projeto bom em relação a isso na câmara, para ser aprovado definitivamente a retirada dessas crianças dos semáforos.

Centro Oeste Popular — Quais serão as estratégias que irá usar para sua campanha eleitoral?

Dra. Mara — Primeira coisa é o eleitor me conhecer, saber de onde a doutra Mara veio, o que a doutra pretende na campanha, também não fazer da minha bandeira, uma bandeira de politicagem, quero passar para o meu eleitor que estou pronta, que tenho credibilidade e capacidade para estar lá trabalhando por eles e para eles, que não estou fazendo da política, apenas uma aventura, mas sim, porque estou pronta para trabalhar por todos os cuiabanos e cuiabanas.

Centro Oeste Popular — Estamos vendo o sofrimento da população do Rio Grande do Sul, e como à senhora trabalha na área do meio ambiente, como enxerga caso isso venha acontecer no nosso estado e município?

Dra. Mara — O que não é difícil de acontecer, mas, o que precisamos fazer é prevenir, a palavra prevenção é sempre a melhor solução. Temos que parar o desmatamento já, desmatar com consciência ambiental, se hoje conseguimos utilizar as áreas que já estão derrubadas no nosso estado, não precisa derrubar mais nenhuma árvore, porque já existe muito desmatamento. Agora, claro que é tudo um estudo ambiental, dependendo da região, exemplo se tratando de Cuiabá temos que utilizar a energia solar, que é muito mais inteligente sem a necessidade de fazermos PCHs e represar uma água toda. E precisamos a voltar a falar sobre meio ambiente, preservação e conservação do meio ambiente, pois, não se fala mais, na câmara dos vereadores mesmo não se tem nenhum representante falando de meio ambiente, do cuidado que tem que ter. Antigamente se ouvia muito sobre abraçar o Rio Cuiabá, de jogar um peixinho no rio, hoje, não se fala mais sobre essa causa. Cuiabá precisa volta a se preocupar com o meio ambiente, para que não possamos sofrer futuramente, precisamos relembrar de Cuiabá cidade verde.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image