28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ESPORTE Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 14:40 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 14h:40 - A | A

CULTURA E ESPORTE

16º Fest Capoeira Vip reuniu mais de 1.500 pessoas

Evento foi realizado com apoio da Agenda Assessoria

Redação

O teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi palco, no último fim de semana, do espetáculo 16º Fast Capoeira. O evento reuniu mais de 1.500 atletas para celebrar o Festival Internacional de Capoeira, com um workshop e cerimônia de batizado. Para a abertura, o grupo de siriri “Flor do Atalaia” mostrou que é possível a união da dança com o esporte. 

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial e música com características de golpes como chutes e rasteiras executados com agilidade. Gláucio Cardoso,um dos diretores da Agenda Assessoria, empresa patrocinadora do evento,conta que a empresa preza pelo esporte, arte e a cultura cuiabana de forma geral. “A capoeira representa bem esse conceito de esporte e expressão artística, e por isso somos parceiros do Capoeira VIP “.

O responsável pelo evento, “Mestre” Visk, explica que no total foram três dias de evento, o que totalizou 30 horas de muita capoeira, além de palestras, cursos práticos, musicalidade e apresentação ao público dos fundamentos e tradições do esporte.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI). 

“Vieram mais de 20 convidados de fora de Mato Grosso para contribuir com conhecimento e mostrar novas técnicas dentro da nossa arte”, aponta. 

Visk pontua que toda essa mobilização, somente foi possível com o apoio da Agenda Assessoria, empresa que colabora com o Capoeira VIP há mais de 15 anos. “Tem pessoas que cultivam e produzem isso e investem para não deixar acabar. Pois a capoeira é uma manifestação cultural muito forte. Nós temos conosco alunos de 84 anos de idade, e manter esse cenário somente é possível com esse apoio”, afirmou.

Capoeira Vip

O Grupo foi fundado em novembro de 2004, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá-MT, por um conjunto de capoeiristas que acreditavam no ensino da capoeira como ferramenta de inclusão social e formação de cidadãos. O Capoeira Vip procura resgatar os princípios históricos e valores da arte-luta, preservando-os e transmitindo a riqueza cristalina dos ancestrais da capoeira.

O objetivo é difundir a capoeira como filosofia de trabalho em nível técnico, teórico e didático-pedagógico, além de apresentá-la como arte, luta, cultura, profissão e filosofia de vida, procurando resgatar a valorização dos verdadeiros mestres da velha guarda como representantes autênticos da manifestação cultural genuinamente brasileira. Também, contribuir para a formação de novos profissionais da capoeira.

Atualmente, além de Mato Grosso, o Capoeira Vip está presente nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e também no exterior, em países como Alemanha, Polônia, Turquia e Espanha.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image