24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ESPORTE Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 14:24 - A | A

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 14h:24 - A | A

CONQUISTA

Atletas surdos conquistam 5º lugar no campeonato nacional de futebol

Redação

A equipe de surdos de Mato Grosso, composta por 23 atletas, conquistou o quinto lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo, realizado em Rio Bonito, no Rio de Janeiro, encerrado neste final de semana. Esta foi primeira participação mato-grossense na competição, que seus jogos contra o Maranhão e o Rio de Janeiro.

A equipe retornou ao Estado nesta terça-feira (13), em viagem de ônibus patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e contou com o acompanhamento de um interprete da Central de Interpretação de Libras (CIL), uma unidade especializada de atendimento ao público da Setasc/MT, além de uma fotografa que registrou as partidas para a Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Para o presidente da Federação, Ademilson Dias de Oliveira, este é o primeiro campeonato da modalidade em que o Estado foi representado. “Foi um momento especial por ser a primeira parceria com o governo estadual, o que tornou possível a participação dos atletas”, destacou.

Esta parceria deve continuar nos próximos anos, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. “Estamos planejando um convênio com a Federação, para que tragam suas necessidades e objetivos, para que o Estado possa apoiar no desenvolvimento dessa prática esportiva especial. A pasta pode custear eventos e cursos para os atletas, além de fornecer o bolsa atleta, um auxílio financeiro para que o atleta continue na carreira esportiva”, destacou.

A Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, também reforçou o apoio da Setasc à Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso.

“A pasta atendeu a um pedido da Federação para apoiá-la nesse campeonato nacional e isso é uma forma de inclusão social, por meio do esporte. A Setasc designou um intérprete de libras para acompanhar a equipe durante a viagem e a competição, para que pudessem ter apoio em suas necessidades de diálogo, além de garantir o registro fotográfico da competição” disse a secretária.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image