“As políticas do Estado vem incentivando cada vez mais atletas a treinarem e batalharem para ficar entre os melhores e bater os seus objetivos”, destacou a atleta de salto em distância Lissandra Maysa, de Nossa Senhora do Livramento (38 km de Cuiabá), uma das premiadas da segunda edição do Prêmio Sabino Albertão. A cerimônia para conhecer os vencedores aconteceu no sábado (09), em Cuiabá.
“Estou muito feliz de ser considerada a melhor atleta de 2023, porque isso vem mostrando o quanto estou trabalhando e me dedicando para que esse reconhecimento chegue. Vou treinar ainda mais porque quero estar no Hall da Fama”, disse Maysa.
A cerimônia contou ainda com uma homenagem especial aos "Amigos do Esporte", tributo que reconhece a contribuição das instituições para a realização de grandiosos eventos esportivos no Estado. Este ano os homenageados estão a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) pelo cofinanciamento do Troféu Brasil de Atletismo, e a Academia Bodytech pelo empréstimo de aparelhos da academia montada na Arena Pantanal à Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em outubro.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
"Com este prêmio, conseguimos celebrar todos aqueles que trabalham os 365 dias do ano, faça chuva ou faça sol, para fazer o esporte em Mato Grosso acontecer. As vezes essas pessoas não são lembradas e reconhecidas, e tirar um dia para celebrar isso é de suma importância e coroa o trabalho de gestão da Secretaria", afirmou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Além disso, o nadador olímpico Felipe Lima e o skatista Ricardo Porva também foram homenageados ao entrarem para o Hall da Fama da premiação. Atualmente, a lista conta com outras três personalidades do esporte. São eles: Fenelon Oscar Muller (in memoriam), Expedito Sabino da Silva (in memoriam) e Nadir Sabino, que junto com os atletas ajudaram a levar o nome do Estado ao cenário esportivo nacional e internacional.
Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Sabino Albertão 2023:
Categoria: Destaque Iniciação Esportiva
Associação de Futsal Pés de Ouro – Várzea Grande
Destaque Projeto Social
União da Força (Karatê) – Cuiabá
Projeto Paralímpico
Despertar Paralimpico Projeto ‘Hobate Xavante’ – Canarana
Gestor Esportivo
Jackson Lopes – Lucas do Rio Verde
Federação Esportiva
Federação Mato-grossense de Desporto Escolar
Mídia Esportiva
Primeiro Tempo – Lucas do Rio Verde
Comunicador Esportivo
Pedro Lima (Olhar Esportivo) – Cuiabá
Time do Ano
Novo Mixto Feminino – Campeão Brasileiro Série C
Paratleta do Ano
Erika Zoaga (Judô) – Cuiabá
Atleta do Ano
Lissandra Maya (Atletismo) – Nossa Senhora do Livramento
Prêmio Sabino Albertão
O Prêmio Sabino Albertão é uma realização do Instituto Kurâdomôdo em parceria com a Secel-MT, e produção da Bemtivi Academia de Arte. As indicações foram feitas por uma comissão da Pasta Estadual a partir de inscrições abertas ao público por meio de formulário online. O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021. Entre as políticas públicas implantadas em sua gestão, estão a criação dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, a implementação do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded) e a Lei de Incentivo ao Esporte em Mato Grosso.