24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 09:41 - A | A

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 09h:41 - A | A

ARTIGO

A experiência de levar atendimento especializado ao interior de MT

Redação

Posso dizer com propriedade, percorrer o interior de Mato Grosso com as Campanhas de Prevenção do Hospital de Câncer de MT tem me mostrado o quanto estar próximo do paciente é essencial e pode salvar vidas. Todos sabem que muitos municípios e distritos não têm médicos especialistas, principalmente em oncologia, urologia e bucomaxilofacial, então campanhas como as realizadas são primordiais.

Tenho falado muito sobre a questão do diagnóstico precoce e o quanto ele é definidor para o tratamento e mesmo a cura.

Na verdade, é frustrante quando atendemos um paciente em fase metastática, porque estudamos tanto, é tanta dedicação para atingirmos a um único propósito que é salvar vidas.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

E nas campanhas que realizamos no interior, muitas vezes, atendemos pacientes com casos muito avançados.Mas, mesmo assim, prefiro ver pelo lado bom, porque isso significa que a partir do encontro entre mim (o médico) e o paciente, o futuro daquelas pessoas pode mudar.

Com as campanhas também temos a possibilidade de rastrear, ainda no início, qualquer indício de lesão e encaminhar este paciente ao HCanMT.

Outra boa notícia que tenho percebido é que as pessoas, cada vez mais, têm procurado atendimento.

Sem dúvida, com muito trabalho das equipes de saúde dos municípios, a informação tem sim alcançado a ponta, e no caso do câncer ela é essencial.

As campanhas facilitam ao levar o atendimento especializado a essas pessoas, que agora não precisam deslocar grandes distâncias para realizarem um exame ou mesmo pagar pela consulta.E com a campanha de prevenção, e agora com a Unidade Móvel de Saúde, além do atendimento, as pessoas realizam exames de última geração.

A nossa mamografia é igual a de grandes centros como a capital, no mesmo dia sai o resultado e com isso conseguimos diagnosticar qualquer lesão de mama.

O mesmo acontece com o exame de PSA, que é colhido in loco e o resultado é momentâneo, permitindo definir aqueles pacientes que têm que fazer biópsia ou serem encaminhados para o HCanMT com urgência.

O rastreio anual é essencial, porque infelizmente ainda não existe uma “bola de cristal” que possa definir o aparecimento da patologia. A maneira de mandar a doença “embora” é ficar de olho nela.

Sabe aquela frase? “quem procura acha”. Pois então, ainda bem que acha. Tratamento precoce salva vidas, principalmente em pacientes com câncer.

Posso dizer que nos deslocamos a longas distâncias para proporcionar o melhor atendimento e somos recebidos com muito carinho, com muito amor.

A forma que temos de retribuirmos é com o nosso conhecimento, fazendo um bom atendimento e estando perto do paciente. Na verdade, a campanha é uma grande retribuição à sociedade, por todas as doações recebidas.Eu amo estar no interior levando saúde, é uma das coisas que mais me dá prazer, porque consigo ver a importância do nosso trabalho, o quanto as pessoas precisam da gente.

Nada mais gratificante que o abraço, a gratidão, aquele paciente que você conversou, diagnosticou no início, acompanhou a trajetória, operou e lá no final toca o sino, ele nunca mais vai esquecer do seu nome, nunca mais vai esquecer de você.Se dedicar ao paciente muda a história dele, e a nossa também.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image