A Câmara Municipal de Cuiabá inicia a campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata neste mês. A ação começou no dia 18 de outubro, quando o órgão deu a largada com ‘Todos Juntos Apoiamos essa Causa’, que visa conscientizar os servidores para os dois temas do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foram registradas 364 internações de pacientes com câncer de próstata, e em 2021, foram 115 internações (dados parciais). Em 2020, houve o registro de 275 óbitos por câncer de próstata e, em 2021, foram registrados 161 óbitos até o momento.
Neste ano, a SES também reforça a importância da campanha nacional “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”.
A Secretaria encaminhou, aos 141 municípios, orientações voltadas para a reorganização das ações de saúde. Dentre essas orientações, está a manutenção de espaços masculinos em todo o ciclo de vida, a desconstrução de barreiras de acesso à saúde do homem, os incentivos para que um homem cuide da sua saúde e o planejamento de estratégias que incluem prevenção, promoção da saúde do homem, além de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, por meio do Guia de Saúde do Homem.
Na Câmara, o presidente da Casa e vereador Juca do Guaraná (MDB), afirmou que os servidores irão participar de palestras e ações educativas, distribuição de fitas rosa e azul, alusivo às campanhas, e um dia de beleza.
A campanha é elaborada pelo Núcleo Assistencial, Sala da Mulher e Ouvidoria da Câmara.
"Essas atividades são muito importantes para alertar os nossos servidores e servidoras sobre o risco de câncer de mama e câncer de próstata, além de conscientizar sobre a importância da prevenção. A Câmara vai continuar com essas ações educativas, de dentro pra fora, alertando também a população".
No gabinete 23, por exemplo, que é representado pelo único médico da Casa e vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), serão realizadas diversas atividades.
No dia 3, acontecerá a abertura do evento no auditório do Corpo de Bombeiros com a presença do comandante da companhia.
No dia 10, terá palestras no Plenarinho Maria do Couto May da Casa com o médico oncologista Dr Luiz Fernando Barros. Já nos dias 17 e 24 será realizada a panfletagem no Hospital do Câncer e na Upa Morada do Ouro, respectivamente.
Por fim, no dia 27 acontecerá panfletagem no Parque Zé Bolo Flor no projeto Médico Amigo do vereador Dr. Luiz Fernando.
“Nós que somos representantes da Saúde estamos bastante preocupados com a Saúde do homem. Cuidar da saúde é coisa de homem sim, temos que procurar ajudar e levar a informação até o servidor e até mesmo a população cuiabana, porque o paciente tem que levar em conta que deixar o preconceito de lado e fazer os exames de rotina pode até mesmo levar um diagnóstico precoce e evitar até mesmo um óbito. Então, vamos bater na tecla e incentivar essa classe que merece e precisa de atendimento médico”, finalizou.
Novembro Azul
Conforme o médico, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Conforme pesquisas, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.