Regina Botelho / Da Redação
A Comunidade Católica Shalom de Cuiabá tem como objetivo levar as pessoas a terem uma experiência pessoal com Jesus Cristo e a partir dela tornarem-se evangelizadores. Segundo o coordenador Wolder Ranieri Araújo da Silva, responsável pela comunidade em Cuiabá, 12 missionários de vida, deixaram de lado suas famílias, suas casas para evangelizar pelo mundo.
O apostólico conta que a comunidade em Cuiabá sobrevive de doações para se manter e todas as despesas da sede, das pessoas que atuam no Shalom são garantidos pela providência divina. O Centro de Evangelização que fica localizado no bairro de Dom Aquino em Cuiabá, conta ainda com uma lanchonete e uma livraria para Evangelizar, e que são setores produtivos que contribuem para a sustentabilidade, desenvolvimento e geração de um povo em movimento.
Ele conta que a equipe realiza vários eventos, seminários de vida no Espírito, cursos de formação, grupos de oração, trabalhos de promoção humana, como evangelização entre outros. “ Uma plena realização de felicidade. Todos nós da comunidade Shalom renunciamos as coisas que o mundo nos oferecia para cuidar daquelas pessoas pobres e que foram excluídas da sociedade como os moradores de rua, dependentes de drogas, visitas a presídios e pessoas que não conhecem a palavra de Deus”.
A Missão de Cuiabá da Comunidade Católica Shalom conta com 167 pessoas. Isso devido ao suporte da Obra, das Comunidades de Vida e de Aliança que atua dentro da sede, Centro de Evangelização e em outros locais espalhados pela Cidade. A espiritualidade da Comunidade Shalom nasce da experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. O fundador do Shalom é Moysés Louro de Azevedo Filho, natural de Fortaleza, CE.
Após ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo em sua juventude, sentiu o desejo de levar os outros jovens a conhecerem o amor de Deus. Diante desse desejo o Senhor lhe deu a inspiração de fundar uma lanchonete para evangelizar. Com o tempo, passou a viver comunitariamente, iniciando o Shalom, em diversas cidades do Brasil e do mundo. Eric Wendel é coordenador da promoção humana. Ele juntamente com demais membros da comunidade realizam momentos de orações na sede e em outros locais para evangelizar pessoas menos favorecidas. Com relação à promoção humana frisa que trabalha com pessoas pobres e o objetivo é conhecer a necessidade delas e da cidade.
“Recentemente estivemos no Cidade Esperanca na região do Pedra 90. Foram momentos de muita alegria, orações, louvor. Além disso, fizemos a doação de roupas e sapatos para as pessoas que participaram desse momento. Nosso objetivo é evangelizar os pobres tanto na parte espiritual como material”, enaltece Wendel. Ele revelou ainda que outra ação da Comunidade Católica Shalom aconteceu em conjunto com a Igreja Senhor do Passos e com a Pastoral de Rua. Wendel frisou que cerca de 20 moradores de rua, usuários de drogas da região do Morro da Luz participaram do momento.
“O sucesso foi tão grande que todas as quintas-feiras estaremos lá levando a palavra de Deus, orando, cantando. Além disso, será oferecido um delicioso lanche para os participantes”, pontua. Geovanna Torquato, Lucas Cavalcante, Thifany Karolina fazem parte do grupo que tem como foco adolescentes e jovens. Eles contaram com alegria como é bom e poder falar de Deus, dos trabalhos da Shalom para quem precisa. Presente em dezenas de países do mundo, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja. Em Cuiabá, atua desde 2014 e em 2016 passou a se tornar missão.
A comunidade tem como primasia do carisma Shalom à evangelização dos jovens e vivem exclusivamente da obra para evangelizar as pessoas menos favorecidas, crianças construtores da sociedade entre outras pessoas que estão distante de Cristo e da Igreja. Centro de evangelização O Centro de Evangelização está localizado na Rua Comendador Henrique, 696, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Funciona todos os dias das 14 às 22 horas. Mais informações: Facebook, Shalomcuiaba, juventudecuiaba. Contato: 065- 3023 8070 / 065 99918 9198 .