24 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 09:59 - A | A

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 09h:59 - A | A

ENERGIA NA ACADEMIA

Creatina é a nova febre entre os que buscam driblar o cansaço na hora de malhar

Redação

Cada vez mais parece diminuir nas academias o aspecto de cansaço de muitos praticantes. Não se trata de mais ânimo com a chegada do final de ano, o milagre é a creatina. Trata-se de um suplemento amplamente utilizado por atletas e entusiastas de atividades físicas em geral, de resistência e de força, que inclui a musculação. A creatina é um composto natural encontrado no corpo humano, geralmente armazenado nos músculos esqueléticos. Mas, será que do ponto de vista nutricional traz riscos à saúde? A nutricionista da academia Forz Gym, Ana Karoline Lopes Mamede, explica que o uso adequado da creatina faz muito bem a saúde, ampliando o vigor físico e mental.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Estudos demonstraram que a suplementação de creatina pode aumentar a força muscular e melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade. Isso é especialmente útil para atletas que praticam modalidades que exigem explosão, como levantamento de peso, sprint e saltos. Há evidências de que a creatina pode ter benefícios além do físico, auxiliando na função cognitiva e no desempenho cerebral. Isso pode ser relevante para atletas que precisam de foco e concentração durante os treinos e competições. Esses efeitos ocorrem porque a creatina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, sendo formada por três aminoácidos; glicina, metionina e arginina, e a creatina pode ser consumida na alimentação, em especial em peixes e carnes, porém como suplemento é mais concentrado, por isso oferece melhores resultados”, explica a nutricionista.

Ainda segundo Ana Karoline, é importante tomar alguns cuidados com o uso da creatina em forma de suplemento, em especial com a hidratação. “A creatina tem a capacidade de aumentar a retenção de água nos músculos. Portanto, é crucial manter-se bem hidratado ao tomar creatina para evitar desidratação, cãibras musculares e possíveis problemas renais. É importante seguir as orientações de dosagem recomendadas, evitando exceder a quantidade diária indicada. Geralmente, a fase inicial de uso envolve uma carga seguida por uma fase de manutenção. Consultar um profissional de saúde ou nutricionista pode ser fundamental para determinar a dosagem correta”, pontua.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image