As unidades de saúde da Capital poderão ser monitoradas por meio de sistema de vídeo. Isto porque a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, durante a sessão plenária, o projeto de lei de autoria do vereador Adilson Levante (PSB), que dispõe sobre a implantação de sistema de vídeo-monitoramento nas referidas unidades.
A matéria foi aprovada por maioria dos votos e segue para sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Na prática, a proposta prevê a instalação de câmeras de segurança na parte externa e interna de todas as unidades de saúde, seja Unidade Básica de Saúde (UBS), Posto de Saúde da Família (PSFs), Policlínicas, Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro.
Além disso, o projeto ainda determina a instalação de, no mínimo, uma câmera de monitoramento ininterrupto, com captura de áudio e vídeo, nos corredores e entrega de cada stand/Box da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e/ou Centro de Tratamento Intensivo (CTI) dos hospitais da rede pública.
Com esse sistema de monitoramento por câmeras que tem um custo irrisório para o Municipio de Cuiabá a tendência é acabar com as filas em corredor, mal atendimento, falta de medicos, e principalmente desvios de medicamentos e insumos que acaba gerando um prejuizo enorme aos cofres do Municipio, fora que trará mais segurança aos pacientes nos procedimentos.
Em contato com o MPopular, o prefeito Emanuel Pinheiro sinalizou que deverá sancionar nos próximos dias.