15 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 22 de Outubro de 2019, 15:44 - A | A

Terça-feira, 22 de Outubro de 2019, 15h:44 - A | A

ARTES VISUAIS

Estudantes de Mato Grosso desenvolvem projeto sobre arte africana e indígena

Olhar Direto

Alunos do 7º e 9º ano da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, localizada no município de Juara (709km de Cuiabá), participaram neste ano do projeto ‘arte na telha’, e aprenderam sobre arte africana e indígena. A ideia foi da professora Brunna Carolina Rechi, que ajudou a desenvolver os projetos.


O objetivo, de acordo com Brunna, é mostrar os valores étnicos, morais e religiosos, característicos dos povos africanos e indígenas. “Trata-se de uma arte extremamente representativa, que chama atenção pela sua forma e estética dos simples objetos de uso diário”, afirma.

 



Os alunos fizeram o trabalho com telhas de barro e tela de tecido, além de tintas coloridas e fortes. As pinturas ensinadas a eles são usadas na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas da época.

A “arte na telha” contextualiza a representação da figura humana na história, além do folclore e suas manifestações artísticas. “Sem falar que possibilita que o aluno se expresse através do desenho, escultura, arquitetura, da dança, objetos artesanais e da pintura. É uma forma de valorizando a cultura dos povos africanos na sua essência, que são as contribuições dos povos afro para a economia brasileira”, frisa a professora.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image