Com recorde de expositores e resultados expressivos em vendas e articulações de negócios, a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR) marcou presença de forma decisiva durante a 32ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal 2025, a FIT Pantanal, realizada entre os dias 5 e 8 de junho. De acordo com a organização do evento, mais de 90 mil pessoas passaram pela feira realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A FEAFTUR é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, visitou a feira e comentou sobre o atual momento vivido pela agricultura de pequena escala. “Esta feira mostra o esforço dos produtores e a importância de organizar as cadeias produtivas para gerar renda. Já fui pequeno agricultor, conheço a realidade do campo e sei que cada investimento é essencial para quem quer produzir. Os produtores estão de parabéns, assim como toda a organização”, destacou Pivetta.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou o impacto positivo da participação de pequenos produtores na FIT Pantanal.
“Os produtores puderam apresentar seus produtos, consolidar vendas e realizar networking. Além de produtores, são empreendedores e, dali, surgiram novos negócios. Conseguimos concretizar o fomento ao comércio, que é a última etapa da cadeia de valor”, afirmou.
Para a secretária, a FEAFTUR está consolidada na Fit Pantanal. “Na minha concepção, ela se tornou o coração da feira. É onde há maior concentração de público e maior interesse pelos produtos comercializados", avaliou. Ela também adiantou que, diante do sucesso, a FEAFTUR deve ser levada a outros eventos ao longo do ano.
A gestora aproveitou para agradecer aos parceiros envolvidos. “Somos gratos pelas parcerias com o Sebrae, Fecomércio e Empaer. Já estamos preparando novos encontros, como os eventos de qualidade do café, que ocorrerão em Colniza e Juína, e o evento do queijo, em Cuiabá. São parcerias que fortalecem as políticas públicas e o desenvolvimento da agricultura familiar”.
Com a participação de 65 expositores, a FEAFTUR superou as expectativas e reforçou a força da agricultura familiar no Estado. O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destacou a importância do evento para a economia e o fortalecimento do setor. “A feira superou todas as expectativas, com um volume de vendas recorde. Mais do que isso, tornou-se uma vitrine de negócios, contratos e troca de experiências”, avaliou.
Suelme também enfatizou o papel motivador da feira para os produtores. “O espaço prova que Mato Grosso tem vocação e força na agricultura familiar, com uma diversidade que nasce dos nossos três biomas e das culturas indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Esta feira é uma experiência sensorial única, com produtos que não se encontram no mercado tradicional”, ressaltou.
Entre os expositores, a produtora indígena Nadir Naupe, da aldeia Masepó, localizada em Barra do Bugres e representante do Café Masepó, destacou a importância da valorização cultural e econômica dos povos originários.
“É um prazer participar da feira e mostrar o resultado do nosso trabalho. Somos 13 famílias produzindo café com orgulho. O apoio da Seaf e da Empaer tem sido fundamental. Mostramos que o povo indígena também pode produzir e prosperar”, observou.
Com resultados expressivos, diversidade de produtos e forte engajamento do público, a FEAFTUR reafirma seu papel como ferramenta estratégica para o desenvolvimento da agricultura familiar, conectando produtores, consumidores e políticas públicas de forma concreta e transformadora.
“Nós estamos juntos pelo desenvolvimento da agricultura familiar, porque, onde há produção, deve haver valorização. Onde existe agricultura familiar, certamente existe o compromisso do Governo, por meio da Seaf e da Empaer”, completou Andreia Fujioka.