A possibilidade de economizar até 95% com a conta de luz tem provocado uma verdadeira corrida no mercado energético brasileiro. Este é o percentual calculado para a redução na fatura mensal de energia de consumidores que investem na geração própria de energia a partir da fonte fotovoltaica. Consumidores residenciais, comerciais, industriais e produtores rurais passaram a avaliar seriamente a possibilidade de investir nos projetos, que atualmente estão bem mais acessíveis.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Especialistas exemplificam que, ao implantar o sistema fotovoltaico, o valor economizado com a conta de luz pode ser usado para pagar o financiamento do projeto, com a vantagem de que no período de 5 anos, em média, o empréstimo é quitado e o consumidor tem mais 20 anos pela frente para usufruir da tarifa mínima, já que a vida útil dos sistemas é de aproximadamente 25 anos.
É para mostrar essas vantagens e o passo a passo de como implantar um sistema elétrico solar em casa, no comércio, na indústria ou na fazenda que será realizada a primeira “Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá”, entre os dias 23 e 25 de novembro no Centro de Eventos da Acrimat. A organizadora do evento, Alcimar Moretti, afirma que a energia solar é uma das alternativas mais discutidas atualmente em diferentes segmentos de consumo na tentativa de baratear a conta que a cada mês pesa no bolso dos consumidores de energia.
O consultor e diretor técnico do evento, Merivaldo Britto, orienta que, ao decidir por implantar um sistema solar de energia, a primeira coisa que o consumidor deve fazer é buscar uma empresa integradora de energia solar. “Ela vende os equipamentos, o projeto completo. Ela deve ser especializada e oferecer a elaboração do projeto, se encarregar da aprovação deste junto à concessionária de energia, além da manutenção periódica”, afirma o especialista ao acrescentar que centenas de empresas oferecem o serviço em Mato Grosso.
Mais empresas atuantes no setor é consequência do menor custo dos projetos. Segundo Britto, uma família que gasta em média R$ 450 mensais com energia vai investir cerca de R$ 18 mil em um projeto para geração de energia solar. “E atualmente, várias instituições financeiras oferecem linhas de crédito com contratação facilitada para as famílias, empresas e produtores rurais”, completa.
E a crescente demanda pode ser visualizada em números. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam aumento vertiginoso nas conexões de geração solar no país. Em 2012 eram apenas 6 conexões, número que saltou para 264.857 este ano (até agora). Na comparação com a quantidade registrada em 2020, quando foram 213.411 ligações, o aumento é de 24%. A potência instalada ultrapassa 7 gigawatts no país, beneficiando mais de 800 mil consumidores.
Especialista na área, Britto explica ainda que a aprovação do projeto, a ligação do sistema à rede de distribuição e a compensação da energia gerada é responsabilidade da concessionária de energia, em Mato Grosso, a Energisa. Em seu site, a empresa informa que desde abril de 2012 o consumidor pode gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.
A Energisa Mato Grosso é uma das empresas que estará na Cuiabá Solar Expo com um estande e um carro elétrico. O público poderá tirar dúvidas com os colaboradores da empresa sobre quais são as regras e como são feitas as análises dos projetos para a instalação de geração distribuída. Também poderá ter orientação sobre faturas, disponibilidades de contratos, faturamento e receber dicas de segurança.
“É importante oferecer esse ponto de contato com o público para que as dúvidas em relação aos projetos sejam sanadas. Assim, a gente consegue de maneira efetiva ajudar os nossos clientes, consultores e oferecer o apoio para que consigam instalar a geração distribuída com segurança e eficiência”, afirma o gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Marcelo Pazoti.
A Feira
A Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá é uma realização da Moretti Coelho Eventos. Será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Eventos da Acrimat, das 16h às 22h. São mais de 20 empresas expositoras. O evento tem apoio da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (CREA-MT) e da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE).