15 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019, 14:37 - A | A

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019, 14h:37 - A | A

SAÚDE

HMC é o 1º concluído dentre 20 obras do programa “Chave de Ouro”

Circuito MT

O Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC) entra para a história como o primeiro de um total de 20 obras lançadas pelo ex-presidente da República, Michel Temer, por meio do programa federal “Desafio Chave de Ouro” a ser entregue totalmente concluído e em pleno funcionamento. A entrega última etapa do HMC, que consiste efetivamente no funcionamento do novo pronto-socorro está marcada para o próximo dia 18.

De acordo com a prefeitura, o HMC também é apontado pelo Ministério da Saúde (MS) como uma das três maiores obras do Sistema Único de Saúde (SUS) do país. Orçado em pouco mais de R$ 180 milhões, o HMC, que possui 315 leitos e capacidade para 35 mil atendimentos/mês, teve as obras impulsionadas pelo aporte de R$ 100 milhões do ‘Chave de Ouro’ e, no próximo dia 18, já passa a operar com 100% de sua capacidade total.

O tempo recorde de construção, equipagem e funcionamento conquistado pela gestão Emanuel Pinheiro superou, por exemplo, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – GO que foi construído e está sendo entregue em etapas no mesmo molde do HMC e ganhou destaque na revista Veja desta semana.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro nada disso seria possível sem o apoio incondicional do ex-presidente Michel Temer, conquistados por meio da articulação da bancada federal de Mato Grosso junto ao então ministro Carlos Marum. “O bom alinhamento político que nossa gestão teve e continua tendo com o Governo Federal aliados à sensibilidade da nossa bancada que, liderada pelos senadores Blairo Maggi e Wellington Fagundes, somados ao apoio de outros parceiros incondicionais, me ajudaram a mostrar ao então presidente Michel Temer e ministro Marum a necessidade de virarmos a página da saúde em Cuiabá. Graça a eles e a nossa equipe que fez uma força-tarefa diuturna, no próximo dia 18 entregaremos para toda a população mato-grossense o maior complexo hospitalar do centro-oeste”, disse por meio da assessoria de imprensa.

Pinheiro reforça a importância da unidade para toda a população. “Um case de sucesso que está ganhando destaque no país como exemplo para outros estados não apenas como uma Cuiabá que dá certo, mas sobretudo, como uma gestão que leva à sério o dinheiro público ao ponto de com um impulso federal avançar em 20 anos o SUS de Mato Grosso”, acrescentou. A expectativa é de que Temer esteja presente na disponibilização desta última etapa.

A inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá foi em dezembro de 2018, mas só em fevereiro o novo hospital abriu as portas para atender o público, parcialmente. Atualmente, estão em funcionamento o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além de 40 leitos de UTI.

Ainda, conforme a assessoria de imprensa, a última etapa a ser entregue no dia 18 consistirá na entrega da urgência e emergência onde funcionará o novo pronto-socorro, seis salas cirúrgicas, CME e 13 leitos de recuperação pós-anestésico.
 

 



 

 

.

FONTE: Diário de Cuiabá

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image