17 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019, 15:20 - A | A

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019, 15h:20 - A | A

HUJM

Hospital Júlio Müller realiza mutirão de cirurgia de fenda labial

Pnb Online

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT) realiza nesta terça-feira (01) um mutirão de cirurgias de fissura labial e fenda palatina como parte da Campanha de Fissura Labiopalatina. A iniciativa é uma parceria do HUJM com a organização sem fins lucrativos Smile Train, dos Estados Unidos.

A ação é realizada na semana do Dia Mundial do Sorriso (primeira sexta-feira de outubro), e pelo segundo ano consecutivo, conta com abrangência pan-americana. Hoje (30) o hospital realiza as triagens dos pacientes pré-selecionados e uma palestra sobre o protocolo cirúrgico adotado no Centro de Atendimento Integral do Fissurado Labiopalatal (CAIF), que será ministrada pelo professor visitante Renato da Silva Freitas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na quarta-feira (02), acontece a avaliação pós-operatória. 

O coordenador do programa no hospital, professor Fabricio Lucena de Almeida, salienta os principais objetivos da campanha: “Além de sensibilizar a população sobre a fissura labiopalatina e da gratuidade dos tratamentos e de realizar cirurgias para pacientes que passaram por triagem, promove a capacitação continuada para equipes multiprofissionais de saúde que atuam na área, abrangendo também atividades de voluntariado”, explica. Sobre a fissura labiopalatina  Cerca de 4.300 mil crianças nascem a cada ano com fissuras no Brasil.

Estima-se que no Brasil, a cada 700 nascimentos, 1 criança tenha essa condição. A fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image