13 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019, 14:11 - A | A

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019, 14h:11 - A | A

EM CUIABÁ

Lançada licitação para construir 1,2 mil pontos de ônibus

O Bom da Noticia

Cuiabá tem 2,1 mil pontos de ônibus, sendo que 62% não contam com abrigo. Ao todo, 1,3 mil pontos são descobertos, sendo que 400 estão em situação precária. A maioria dos abrigos está deteriorada ou a sinalização ocorre apenas com uma placa.

 

A prefeitura lançou um edital para 1,2 mil novas paradas, sendo 200 com placa solar. A licitação foi lançada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) na modalidade menor preço. 

 

Das 2,1 mil paradas existentes hoje na Capital, apenas 800 possuem abrigo, 400 estão deterioradas e muitas se resumem a uma placa

Mesmo com a licitação, o deficit, hoje estimado em 1 mil pontos, deve continuar. Considerando os 400 pontos precários que devem ser substituídos, restaram apenas 800 a serem cobertos, o que não supre a demanda de 1,3 mil descobertos.

 

A data de abertura de envelopes para conhecer empresas ou consórcios interessados no certame será no dia 5 de dezembro. 

 

O processo será dividido em dois lotes e o contrato terá duração de 12 meses. 

 

O certame prevê a contratação de empresa para fornecimento e implantação, retirada e manutenção de abrigos, a serem realizados em pontos de parada de ônibus. 

 

Os trabalhos compreendem a execução das fundações superficiais, com fornecimento de mão de obra e materiais necessários, incluindo os inserts metálicos para a fixação dos novos abrigos. Além da retirada de 624 abrigos antigos e manutenção dos abrigos em geral, pelo tempo de vigência do contrato. Os dois lotes preveem 736 abrigos normais e 80 solares medindo 1,5 m x 4 m. Além de 264 normais e 120 solares com espessura de 2,2 m x 4 m. 

 

Outro lado

 

Por meio de nota, a Semob destacou que os 1,2 mil novos pontos devem ser implantados tanto no centro quantos nos bairros. “O número corresponde a substituições de estruturas deterioradas e a construção de estruturas onde hoje há apenas placas sinalizando as paradas”, especifica. A Semob enfatiza que este é o maior projeto voltado à construção e troca de pontos de ônibus já executado na Capital. As obras estão previstas para começar ainda este ano. O projeto será executado ao longo de 2020. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image