13 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 15:05 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 15h:05 - A | A

RONDONÓPOLIS

Mais de 30 denúncias de infestação de pombos são registradas por dia

Hiper Noticias

A Unidade de Vigilância e Zoonose (UVZ) de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) enfrenta um problema de infestação de pombos na cidade. Diariamente, a unidade recebe mais de 30 ligações por dia com reclamações sobre este tipo de ave, que é vetor de diversas doenças, como a criptococose – que é uma infecção pulmonar que pode causar a morte.


 

Diante da situação, a Prefeitura de Rondonópolis iniciou um projeto de controle populacional da espécie por meio de uma força tarefa integrada entre as secretarias de Meio Ambiente e Saúde, a UVZ, biólogos e médicos veterinários.

 

As instâncias envolvidas no combate aos pombos analisam um relatório que será encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no qual constam um compilado das chamadas, relatos de moradores e diversas outras informações que serão utilizadas na formulação de um plano de ação.

“São necessárias diversas medidas em conjunto, de curto, médio e longo prazo para controle da superpopulação, por isso o relatório é de suma importância, uma vez que a Sema precisa dar aval para que a Prefeitura possa realizar algumas ações”, apontou o Executivo municipal.

Doenças de pombos

Segundo informações do Ministério da Saúde, além da criptococose, os pombos também podem ser vetores de doenças como a salmonelose, histoplasmose, ornitose e meningite.

Estas enfermidades podem ser transmitidas por meio de fungos ou bactérias presentes nas fezes desse tipo de ave que, dentre diversas formas, podem chegas à população por meio de alimentos contaminados.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image