22 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022, 10:47 - A | A

Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022, 10h:47 - A | A

SEGURANÇA ALIMENTAR

Membros do Grupo de Trabalho se reúnem na SETASC para elaborar estudo e planejamento

A meta é instituir uma política de estado de segurança alimentar e nutricional

Redação

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT) sediou a segunda reunião dos membros que compõem o Grupo de Trabalho (GT) instituído por decreto (4287/2022), pelo governo do Estado, para a para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar-Nutricional e Desenvolvimento Socioprodutivo no Estado de Mato Grosso.

A proposta de criar o GT foi feita pelo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, a iniciativa faz parte do “Projeto Cibus – Você tem fome de quê?”, desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, o GT tem a missão de estabelecer um diálogo sobre a insegurança alimentar no Estado, articular e coordenar as políticas estaduais e municipais e, principalmente, estabelecer a construção de um Plano Estadual de Segurança Alimentar-Nutricional, dando cumprimento à Lei n° 11.860/2022, que dispõe sobre a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan).

O GT que tem a duração de 90 dias é composto por representantes do Poder Executivo Estadual, do Ministério Público, dos Municípios e da sociedade civil.

Entre os integrantes estarão a Casa Civil, secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Agricultura Familiar (Seaf), de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).Para o governador Mauro Mendes, a pluralidade na composição do grupo é importante por trazer perspectivas e experiências diferentes para a discussão do enfrentamento à fome.A próxima reunião do GT está prevista para o dia 6 de outubro, na sede da SETASC-MT, informou Rosamaria Carvalho.

Sancionada pelo governador no fim de julho, a Lei institui a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan) e organiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no âmbito do Estado.

A legislação considera “segurança alimentar e nutricional sustentável a garantia do direito ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image