28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 14:39 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 14h:39 - A | A

INICIATIVA

Moradores de Aripuanã finalizam Plano de Desenvolvimento Local

Redação

Na última semana, moradores de Aripuanã acompanharam a apresentação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) para o município. Iniciado em setembro deste ano, o plano é uma iniciativa da Nexa e foi elaborado coletivamente com lideranças comunitárias, associações, representantes do poder público e instituições da sociedade civil organizada.

Educação e diversificação econômica foram as duas temáticas escolhidas pelos aripuanenses para ser foco do investimento social da empresa nos próximos anos. O plano contempla não só o ensino convencional, mas também a educação profissionalizante e ações voltadas para o meio ambiente, cultura, esporte e lazer. Já na diversificação econômica, segundo eixo escolhido, o turismo, a agricultura familiar e o comércio são vistos como fontes prioritárias para geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico do município.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O Plano de Desenvolvimento Local é resultado de oficinas, discussões e sugestões colhidas ao longo dos últimos três meses. Diferentes setores da sociedade foram ouvidos, bem como o poder público. O documento que surge a partir dessa construção vai orientar o investimento voluntário da Nexa em Aripuanã e poderá também ser utilizado pelo poder público e outras instituições locais como orientador de ações, possíveis parcerias e planejamento.

Após a conclusão do PDL, as atividades continuam a partir de janeiro de 2023 com grupos de trabalho para acompanhamento da execução dos planos de ação construídos a partir do documento. Para Mateus Paulino, pastor evangélico, o plano contribui para o crescimento do município. “É muito boa a construção desse plano, a forma que foi feito o documento, ouvindo a sociedade. Agora é hora de acompanharmos a sua execução para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo”, comenta.

Para Jair da Silva Cabral, morador de Aripuanã há 20 anos, após a conclusão do documento, agora é necessário acompanhar a sua execução. “É importante essa construção dos moradores, junto com a Nexa e o poder público. Eu estou satisfeito com as duas temáticas escolhidas e continuo no projeto, agora no grupo de trabalho que vai pensar no turismo para diversificar nossa economia”, afirma.

Amanda Fraga, coordenadora de Gestão Social da Nexa, ressalta que a empresa vai continuar contribuindo para o desenvolvimento de Aripuanã. “A Nexa quer ser um agente colaborativo no crescimento da cidade. Concluímos o Plano de Desenvolvimento Local, que dá as diretrizes para os investimentos voluntários da Nexa, mas também visa construir alianças e parcerias com poder público e outras instituições para criar ações de alto impacto. Juntos e com participação constante da comunidade queremos potencializar o desenvolvimento do município e a qualidade de vida da comunidade local”, afirma.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image