O Brasil tem mais de 200 mil engenheiras, segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o que representa apenas 20% no número de profissionais inscritos na entidade. Ao mesmo tempo, pesquisadores da área observam um aumento no número de buscas pelas profissionais mulheres, inclusive com a criação de vagas exclusivas. Para debater esse cenário, a FACAMP promove no próximo dia 9, o 1º Fórum Temático: Mulheres na Engenharia, com o objetivo de discutir o papel atual e as perspectivas futuras das engenheiras no mercado de trabalho.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“A programação foi pensada para que o Fórum seja um espaço de livre discussão em que iremos receber engenheiras atuantes no mercado de trabalho para que compartilhem suas experiências”, explica o professor Pedro Grosso, coordenador dos cursos de Engenharia da FACAMP. O evento será aberto ao público em geral, inclusive para estudantes do Ensino Médio e acontece no Campus da instituição, das 13h30 às 17h30. Interessados podem fazer a inscrição pelo link .
“Embora as mulheres sejam maioria na população, elas ainda não são proporcionalmente representadas em diversas áreas do mercado de trabalho. Mas isso tem mudado em muitos segmentos, inclusive na Engenharia”, completa Grosso. Entre as profissionais já confirmadas para o Fórum estão as engenheiras: Beatriz Prezinhas Gozzo, da Pirelli; Rafaela Castilho, da Raízen; Caroline Rosa e Bruna Seber Postiga da Karcher; Georgia Mantovani Gracie da Movile; Raphaela Siqueira da PepsiCo e a gestora de RH da Enforce, Jorja Nunes.
Programação
A abertura do evento será realizada pela professora Daniela Salomão Gorayeb do Núcleo de Pesquisa de Economia e Gênero (NPGEN) da FACAMP, que trará dados do PNAD sobre o mercado de trabalho nas Engenharias.
Em seguida será realizada a palestra: “O mercado de trabalho para engenheiras: história e perspectivas futuras”, ministrada pela engenheira Fabiana Cesar, primeira mulher a assumir o cargo de Diretora Industrial na Johnson&Johnson na América Latina e líder do programa de Women’s Leadership & Inclusion em Supply Chain no Brasil. Hoje é Consultora, Mentora de Carreira e Startups, Conselheira de Empresas, Especialista em Liderança Feminina e Diretora do Instituto MEO (Mulheres em Operações).
Após o intervalo será realizada uma Mesa Redonda, com o tema “Os desafios das engenheiras no mercado de trabalho regional”, com relatos de trajetórias profissionais, participação de Gestores de RH de diversas empresas da região, professoras, alunas e ex-alunas dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da FACAMP.
Sobre o Evento
"1º Fórum Temático: Mulheres na Engenharia"
Data: 09/09/2022
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Campus FACAMP - Av. Alan Turing, 805, Cidade Universitária, Campinas-SP
Inscrições: pelo site do Evento
Aberto ao público e gratuito
Sobre a FACAMP - Faculdades de Campinas
Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.
Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.
Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.