A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT) realiza desde o dia 02 de agosto ações de prevenção e orientação sobre violência doméstica em nove municípios, por meio da equipe técnica multiprofissional que compõe o programa ônibus Lilás, com programação especialmente preparada para melhor orientar as moradoras desses municípios a respeito dos seguintes temas: A violência doméstica; Os direitos da mulher;
As formas de agressão que são cometidas contra a mulher; O que é a Marcha das Margaridas (movimento social ocorrido em 2014 contra a violência doméstica);
Como funciona a rede social de proteção e defesa da mulher no Estado;
A patrulha policial Maria da Penha;
O papel do Conselho estadual da Mulher, entre outros aspectos sociais, culturais e históricos.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Desde o dia 16 até o dia 18 de agosto a equipe está atendendo no município Jangada; no primeiro dia de atendimento às mulheres que moram na comunidade Vaquejador (área rural de Jangada), no espaço da escola municipal Severiano Vieira.
A ação da SETASC contou com o apoio da secretaria municipal de Assistência Social e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
O ônibus tem duas cabines equipadas para atendimentos individuais especializados. São ofertados atendimentos especializados com psicólogos, assistentes sociais, técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), historiador, orientação jurídica, além de roda de conversa ao ar livre.
A dona de casa Viviane da Silva participou das atividades realizadas pela equipe do programa ônibus Lilás.
Casada e mãe de dois filhos, ela disse que recebeu novos conhecimentos sobre o tema como, por exemplo, as diversas formas de violência praticadas contra a mulher, e que vai usar o que aprendeu para melhorar a educação dos seus filhos e ajudar outras mulheres da comunidade”.
A secretária municipal de Assistência Social de Jangada, Marcela Mendes destacou a importância do programa para as mulheres.
“A secretaria é como uma voz para essas mulheres que quase sempre são oprimidas e temem revelar a violência que estão sofrendo em casa, ou em outros ambientes familiares.
Tem muitas mulheres que ainda desconhecem seus direitos e os meios para buscar apoio no momento de sofrimento”, enfatizou a secretária.
Em agosto a programação foi intensificada para ampliar o serviço de orientação com caráter educativo, reforçando as ações do programa Agosto Lilás, destacou o secretário adjunto de Direitos Humanos da SETASC-MT, Kennedy Dias.
“Além de atender in loco as mulheres, a equipe técnica também realiza a capacitação dos servidores municipais da área social e auxilia na formação da rede de proteção municipal às mulheres.
Hoje o Estado tem relatórios e estatísticas sobre violência doméstica fruto desse trabalho de fortalecimento da rede de proteção para prevenir e atender os casos de agressões”, salienta o secretário adjunto.
O programa auxilia os gestores municipais na criação de instrumentos de prevenção e de assistência eficazes contra a violência doméstica.
No dia 20 o ônibus Lilás estará em Sinop; no período de 22 a 24 estará em Nova Canaã; nos dias 25 e 26 em Santa Helena e nos dias 28 e 29 estará em Gaúcha do Norte.
De abril até o momento a equipe do ônibus Lilás já realizou mais de 5 mil atendimentos em 23 municípios.
O serviço do ônibus Lilás pode ser solicitado pelos gestores municipais.
Para mais informações sobre o agendamento do serviço do ônibus Lilás, manter contato pelo telefone: (65) 3613-5774 ou encaminhar para a SETASC -MT um ofício solicitando a realização do serviço.