24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 15:23 - A | A

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 15h:23 - A | A

CINE TEATRO

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto latino-americano

Redação

“Ares de Latinoamérica”, próxima atração da Temporada Artística da Orquestra CirandaMundo, será apresentada na quinta-feira (10), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O concerto é composto por temas clássicos de importantes compositores latino-americanos, além de música brasileira e ritmos regionais, inclusive uma série de rasqueados cuiabanos arranjados especialmente para a orquestra.

Os ingressos são limitados e podem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem (Rua Barão de Melgaço, 3963 - Centro), sede do Instituto Ciranda, basta levar dois quilos de alimento não perecível para doação. E também podem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19h. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda, prevê uma noite memorável. “São músicas muito pulsantes e, ao mesmo tempo, entrecortadas por melodias belíssimas, obras consagradas do repertório orquestral a nível mundial. Reúne todos os elementos para ser algo que impacta, que cria condições para uma experiência estética significativa por parte do espectador”.

O repertório reúne obras de grandes nomes latino-americanos, como o tango “Milonga del Angel”, do argentino Astor Piazzolla; e duas composições do mexicano Arturo Márque, bem como a série de rasqueados cuiabanos e outros ritmos populares em Mato Grosso, expressos nos temas “Mercedidas”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”. 

Como “Ares de Latinoamérica” é um concerto que transita entre ritmos regionais, brasileiros e continentais, o maestro Murilo Alves ressalta seu potencial de tocar o público. “Uma música mais conectada com a gente, com as questões atuais, com o nosso povo, com a fronteira, enfim, é um repertório bem rico e quem for vai poder vivenciar uma experiência musical incrível”.

A apresentação faz parte da Série Araguaia. “Aproveitamos a temporada artística para homenagear os três biomas e as quatro regiões do estado com os nomes das séries de concerto: Araguaia, Cerrado, Amazônia e Pantanal. Na Série Araguaia trabalhamos com artistas nacionais e regionais em programações específicas. É aberta a compositores que fogem um pouco do repertório canônico de orquestra”, conclui Murilo.

Este é o primeiro de uma série de seis concertos promovidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Todas estas apresentações serão no Cine Teatro Cuiabá. 

Instituto Ciranda

A Orquestra CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda - Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda. 

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses. 

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), Assembleia Social, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns desses parceiros.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image