19 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019, 13:24 - A | A

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019, 13h:24 - A | A

GRUPO MULTIMUNDOS

Pesquisadores da USP e UNIFESP participam de seminário da UFMT

Assessoria

“Cultura e o Outro” é o tema do Seminário Estudos Multimundos, que ocorre hoje, 25 de outubro, na UFMT Campus Cuiabá. Os painéis desta sexta-feira, na modalidade a distância, trazem discussões relevantes e contemporâneas sobre inteligência coletiva e divulgação científica na dimensão cultural do outro. À frente dos painéis estão o Dr, André Chaves da USP e as pesquisadoras da Unifesp Dra. Izabel Patrícia Mister  e a Dra. Valéria Sperduti Lima.

 

O primeiro painel terá como expositor o professor Dr. André Chaves que é Jornalista e historiador. Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/USP) e no Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (Prolam/USP). Sua vasta experiência na docência, pesquisa e extensão contribuem com sua fala sobre “Ciência, Cultura e o Outro: As Relações entre a Divulgação Científica, o Sistema Brasileiro de Pesquisa e Inovação e as representações da Sociedade sobre o cientista e as universidades de brasileiras”.

 

André explicou que a sua proposta é trazer reflexões sobre o “papel das ações de comunicação na compreensão do que fazemos pelo outro (pelas pessoas que não estão diretamente inseridas no cotidiano da pesquisa), elemento fundamental para a manutenção do sistema e, em última instância, para a existência da democracia”. 

 

O segundo painel será exposto pelas pesquisadoras Dra. Izabel Patrícia Mister que é professora e diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento da Unifesp e a Dra. Valéria Sperduti Lima, professora e Coordenadora de Desenvolvimento Docente da ProGrad UNIFESP e Coordenadora geral da UAB UNIFESP. 

 

As professoras trazem à UFMT suas perspectivas sobre “Inteligência Coletiva: Uma forma de aprender colaborativamente nas Comunidades em Rede”, discutindo os conceitos de inteligência coletiva e de aprendizagem colaborativa na constituição de comunidades em rede, especialmente no contexto digital online. Para as pesquisadoras “a reflexão proposta é sobre a constituição de sujeito colaborativo e curador de conhecimento”, elementos “essenciais para estabelecer e manter estados de inteligências coletivas, bem como para a construção de conhecimento, comunicação e cultura instalada na comunidade e na rede”.

 

O Seminário de Estudos Multimundos conta com o apoio da FCA – Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT e do PPG ECCO - Estudos de Cultura Contemporânea. O evento é gratuito e será realizado hoje, 25 de outubro às 14h no Auditório M (2º Piso) do IL – Instituto de Linguagens da UFMT.

 

Sobre Multimundos

 

Instituído em 2018, o Multimundos abrange diferentes áreas: comunicação, filosofia, educação, história, cultura, artes, audiovisual, design, tecnologia, entre outras. O objetivo é questionar como são construídos os novos modos de conhecimento e as formas contemporâneas de comunicação e cultura. Os estudos também buscam identificar o papel de novas linguagens - como o audiovisual e a transmídia - na constituição e na disseminação de conhecimento.

 

O projeto surge em meio ao avanço das mídias digitais, à ampliação de espaços não formais de educação e disseminação de informação, à presença constante de processos audiovisuais no dia a dia. Nesse contexto ainda se destacam os trabalhos colaborativos em rede, a circulação de notícias falsas e o auto aprendizado. Tudo isso exige pesquisas sobre a comunicação contemporânea, sobre os novos modos de aprender e compreender, os impactos na educação, no pensamento filosófico e nos saberes populares, afirmam os professores que compõem a rede no Brasil.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image