A Prefeitura de Cuiabá deve anunciar nesta quinta-feira (11) uma série de medidas para tentar amenizar os efeitos do clima na saúde da população. Entre as ações que podem ser tomadas está a ampliação do número de brigadas de combate a queimadas urbanas.
De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a Capital possui hoje somente uma brigada, cuja sede fica localizada no bairro Verdão. A intenção é criar outras quatro, uma para cada região da cidade.
“Não estamos dando conta de cruzar a cidade para atender os chamados”, pontuou Emanuel Pinheiro. O estudo de viabilidade está sob responsabilidade da Defesa Civil do Município.
Ao longo da semana o prefeito também se reuniu com os secretários de Assistência Social, de Educação, de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos para discutir quê medidas são necessárias em cada setor.
No caso da Assistência Social, a preocupação com o calor nos Centros de Convivência de Idosos. Nas escolas, as aulas de educação física devem ser suspensas.
Medidas também devem ser pensadas para trazer mais conforto para agentes de trânsito e garis, que trabalham expostos ao clima seco.
“Eu pedi um relatório para a Defesa Civil. Eles já me apresentaram de forma verbal que, das 10h às 17h, a umidade do ar está ficando abaixo de 20%”, explicou o prefeito.
A tendência é que Emanuel Pinheiro assine um decreto de situação de emergência, semelhante ao já assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início da semana.