22 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, 15:11 - A | A

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, 15h:11 - A | A

SOLUÇÕES

Primacredi recebe visita de equipe do BNDES e passa oferecer linhas de créditos mais acessíveis

O credenciamento junto ao BNDES evidencia a confiança que a cooperativa conquistou durante esses 30 anos de atuação no mercado

Redação

A PRIMACREDI - Cooperativa de Crédito de Primavera do Leste já está ofertando os serviços do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O credenciamento já havia sido aprovado e nesta semana a instituição recebeu uma equipe da empresa pública e iniciou os atendimentos. Com isso, os cooperados passam a ter acesso a produtos com juros baixos e maiores prazos para o pagamento. 

As linhas de créditos estão disponíveis para todos os produtores rurais e empresários, com limite de R$ 1 milhão por cooperado. “Isso nos dá a possibilidade de repassar aos cooperados produtos que apresentam prazos, taxas e modalidades mais acessíveis, como o Pronamp, Pronaf, a Moderfrota, o Moderagro, a Moderinfra e o crédito para micro e grandes empresas”, disse o presidente da Primacredi, Jorge Francisco Mira.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Dessa forma, todos passam a ter acesso a possibilidades e soluções financeiras, o que viabiliza o crescimento das economias locais. “O que incentiva os associados a fazerem novos investimentos, gerando mais empregos, fomentando e fortalecendo a economia local e regional. Essa é a principal proposta de uma cooperativa de crédito, fazer todos crescerem em um ciclo virtuoso”, pontua Jorge Mira. 

O presidente explica ainda que como precisavam captar recursos de outras instituições financeiras, não era possível ofertar serviços financeiros com taxas acessíveis como gostariam. Agora, esse problema foi resolvido. Um dos exemplos, estão os das linhas de crédito rural do BNDES, que beneficia atividades agropecuárias, que inclui a pesca, a aquicultura, além das agroindustriais. 

“Com essas linhas de créditos os cooperados terão a oportunidade de melhorar suas estruturas de negócios e melhorar a gestão dos processos internos da empresa com investimentos, inclusive, em novas tecnologias. Assim, eles se tornam cada vez mais competitivos e passam a ter uma rentabilidade satisfatória para seu segmento, seja ele do agronegócio, indústria, comércio ou serviços”, explica Jorge Mira.

A Primacredi é a primeira cooperativa clássica do Brasil a operar com o BNDES e esse credenciamento evidencia a confiança conquistada durante os 30 anos de atuação no mercado financeiro.  “Isto aumenta a eficiência e o resultado das atividades dos cooperados atendidos com estes produtos, melhorando, inclusive, a qualidade de vida das famílias e da sociedade”, comemorou o presidente. 

O sistema cooperativista tem a capacidade de organizar comunidades com pouquíssimo acesso a serviços financeiros. Inclusive, uma das justificativas do Banco Central do Brasil (Bacen) para incentivar o aumento da participação desses modelos no mercado bancário é justamente a crença de que elas são capazes de aumentar a competitividade do setor e também de reduzir os spreads bancários.

Com isso, o papel do cooperativismo e seu potencial vão ao encontro da própria missão do BNDES, de “promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução de desigualdades sociais e regionais”. Dessa forma, a parceria entre a Primacredi e o BNDES significa mais do que disponibilizar financiamentos. 

O desafio é a geração de desenvolvimento com sustentabilidade, capaz de promover avanços econômicos e sociais de forma equilibrada com o meio ambiente. “Uma das formas de romper as desigualdades sociais é dar acesso ao crédito facilitado com políticas que incluam quem têm menos oportunidades, como agricultores familiares e micro e pequenos empreendedores formais e informais”, comenta Mira. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image