16 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022, 13:44 - A | A

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2022, 13h:44 - A | A

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Primeira-dama diz que prioridade será acompanhamento de casos identificados em ação do Outubro Rosa

Redação

A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, participou do lançamento da programação do Outubro Rosa, na segunda-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal da Mulher. O evento contou com a presença de diversas lideranças de bairros para efetivar a parceria do movimento comunitário.

“Nós precisamos dos presidentes e lideranças para buscar essas mulheres que precisam ter o acesso a esse atendimento porque isso significa salvar vidas”, frisou a primeira-dama em relação à importância do diagnóstico precoce (tumores menores de 1 cm), que pode significar até 95% de chance de cura.

A prefeitura irá montar uma grande estrutura, na Praça Alencastro, na próxima semana, para atender até 100 mulheres, por dia, no acesso à informação, exames preventivos ao câncer de mama e direcionamento especializado.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O fluxo de atendimento será dividido em três etapas, sendo a primária realizada pelos profissionais da secretaria da Mulher no atendimento, cadastro e identificação das mulheres.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde, a cargo da Atenção Básica, disponibilizará duas enfermeiras que farão a triagem do público.

Nessa etapa será ensinado o autoexame da mama e também a promoção da informação, via palestras acerca da importância do processo preventivo.

A Central de Regulação ficará a cargo da terceira etapa com o oferecimento de atualização cadastral do Cartão Nacional de Saúde, consulta sistêmica de cirurgias pendentes, além do encaminhamento prioritário para as unidades de saúde, de modo a garantir a realização eventuais exames necessários identificados na triagem.

“É um pedido da nossa primeira-dama que essas mulheres que passarem pela triagem e necessitarem dos exames, sejam acompanhadas de perto pela secretaria da Mulher. O que mostra toda a preocupação e humanização da nossa gestão que pensa acima de tudo nas pessoas”, frisou Cely Almeida, titular da pasta da mulher. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image