Iniciado em 2019, como forma de homenagear o filho de 5 anos, — falecido por complicações causadas pelo câncer —, Laryssa Tuianny Ramos Rios, 27 anos, conta que o projeto social ‘Ação Anjo Enzo’ foi idealizado com o intuito de ajudar famílias que enfrentam o diagnóstico de câncer.
Ressaltando que ‘nunca imaginou’ desenvolver algo voltado para pessoas que enfrentam o diagnóstico de câncer, Laryssa conta que no último ano de vida do filho 5 anos, Enzo Gabriel, — diagnosticado com câncer no intestino —, ele havia pedido para que o aniversário de 6 anos fosse comemorado na ala pediátrica do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), comemoração que não pode ser realizada, pois, Enzo faleceu um mês antes de completar 6 anos. E foi através do sentimento de perda que nasceu a ‘Ação Anjo Enzo’.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“O projeto surgiu em 2019, ano em que meu filho Enzo faleceu. Enzo morreu no dia 23 de setembro, um mês antes de completar 6 anos, antes nunca havia me passado pela minha cabeça desenvolver um projeto como este. Comemorávamos todo ano o aniversário do Enzo em casa, mas após ser diagnosticado com câncer, passamos a ficar muito tempo na ala pediátrica do Hospital de Câncer, onde o Enzo fez muitos amigos, com as novas amizades ele pediu para que fosse feito uma festa de aniversário no hospital, mas infelizmente não deu tempo para que ele pudesse comemorar conosco. No dia 23 de outubro, data do aniversário dele, decidimos realizar o pedido dele e fazer um café da manhã para as crianças da ala pediátrica e foi assim que surgiu a Ação Anjo Enzo”, contou
Com o intuito de obter apoio para as crianças internadas no Hospital de Câncer, além de proporcionar um ‘dia diferente’, Laryssa decidiu abrir uma página na rede social Instagram, para que mais pessoas pudessem conhecer o projeto, assim, consequentemente obtendo mais doações para as famílias alocadas no hospital.
“Em 2020, decidimos procurar por mais apoio nas doações, pedimos ajuda para amigos, famílias e para colegas de trabalho. Em 2021, conseguimos doar 75 sacolões e mais de 100 kits de higiene pessoal para as famílias do HCan. Contamos apenas com apoio de influencers na divulgação das arrecadações e graças às redes sociais muitas pessoas nos ajudam”, disse
As doações também podem ser feitas por meio do PIX da idealizadora Laryssa Tuianny Ramos Rios pelo e-mail [email protected]. Também no endereço Rua da Tailândia, 400 Jardim Glória 2, Várzea Grande. Mais informações pelo Whatsapp 65 9.9290-4557.
Câncer infantil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).
Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).
No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, o que representa 8% do total.
Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.