À luz de velas. Este foi o cenário da audiência pública para discutir justamente a prestação do fornecimento de energia elétrica aos moradores de Porto Esperidião, a 325 km de Cuiabá, na noite desta quinta-feira (31). A audiência foi requerida pelos vereadores locais para que a população e autoridades pudessem debater a qualidade do serviço oferecido pela concessionária de distribuição de energia no Estado.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa foi instalada na Assembleia Legislativa e tem o objetivo de averiguar denúncias referentes à cobrança de contas abusivas, demora no atendimento à população, redução no quadro de servidores e a qualidade na prestação do serviço. Em Porto Esperidião, a audiência contou com a participação do presidente da CPI da Energisa, deputado Elizeu Nascimento (DC).
De acordo com a assessoria do parlamentar, a Câmara de Vereadores estava sem energia elétrica desde as 9h e continuou sem luz até as 19h, quando iniciou a audiência pública.
Outro lado
A Energisa informa que os ventos fortes que atingiram o sudoeste de Mato Grosso causaram danos de grande porte à rede elétrica que atende os municípios de Glória D'Oeste e Porto Esperidião. Na região mais atingida, uma mata fachada entre Glória D'Oeste e Aparecida Bela, árvores de grande porte caíram sobre a rede de energia danificando quatro postes.
A Energisa também ressaltou que atuou imediatamente após o vendaval, contudo teve a dificuldade de acesso ao local por conta de árvores caídas e lama excessiva no caminho. Com isso, a normalização do fornecimento demorou a acontecer.